E quando a pessoa é tímida na “vida real” e perde essa timidez nas redes sociais?

Quer sejamos introvertidos ou extrovertidos, todos nós podemos vivenciar momentos de timidez no dia a dia. A timidez tem a ver com estar à vontade consigo mesmo, principalmente em situações sociais. A boca fica seca, o coração parece uma bateria de escola de samba, o corpo transpira, as mãos e pernas tremem… são algumas das experiências vivenciadas pelos tímidos.
Com medo de passar vergonha você começa a evitar lugares, se esquiva de determinas pessoas e situações. Com isso, muitas pessoas consideradas tímidas encontram nas redes sociais uma forma de se comunicarem melhor, de poder ser elas mesmas, já que a pessoa do outro lado das redes não a conhece. Isso faz com que consiga ter mais coragem de dizer coisas que as vezes frente a frente é mais difícil.

 

perda da timidez nas redes sociais 2 psicologia casule

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

 

Nesse momento o tímido não precisa se preocupar com que o outro pensa dele, ele consegue mostrar quem é de verdade sem precisar se expor, afinal, as redes sociais é um ambiente mais seguro de se expressar. Existe aquela pessoa tímida que quase nunca fala nada mas nas redes sociais consegue “se abrir” mais.

Jung fala da possível existência de uma “máscara social” na qual a pessoa mostra apenas o lado da personalidade conveniente para aquela determinada situação. Na internet não existe essa máscara, a pessoa tende a mostrar até seu lado mais reprimido. Essa segurança existe pois o indivíduo tem mais tempo para pensar no que escrever e falar e qualquer crítica pode ser ignorada desligando o celular, o computador, bloqueando a pessoa, etc.

A internet pode ajudar muito quanto à comunicação das pessoas mas não podemos esquecer que ela traz seus riscos. Tudo deve ser feito com cautela para que esse meio de “segurança” não acabe atrapalhando ao invés de ajudar. Nunca sabemos quem está do outro lado de verdade então devemos utilizar esses meios com moderação.

Share This