Estamos vivendo no brasil um momento de grandes incertezas, instabilidades econômicas, o que gera a cada dia um novo desafio para os trabalhadores nas mais diversas áreas. Nesse momento muito se questiona a respeito da profissão escolhida, principalmente se essa não fornece uma estabilidade, e assim é cogitado uma mudança de carreira. Essa mudança pode sim existir, porém deve ser feita com extrema cautela, planejamento e organização.
Para que ocorra uma mudança bem sucedida é necessário primeiramente verificar as questões emocionais existentes e avaliar se elas apareceram e função da profissão ou se surgiram em função de outros motivos de insatisfação. Posteriormente é preciso avaliar seus objetivos de vida e onde se quer chegar.
Muitos profissionais se frustram com suas profissões por desconhecer antes de entrar nas mesmas. Outras pessoas já não se adaptam em função de uma crença que possuía antes de começar a executar essa mesma profissão.
Mudar de área exigirá também desafios e dificuldades e é preciso conhece-las bem antes de “bater o martelo”. Desafios como voltar às salas de aula, iniciar com um salário mais baixo, entre outros, não podem deixar de ser avaliados para que seja evitado mais uma frustração.
É importante saber que toda escolha envolve uma perda. Nesse momento deve-se avaliar os pontos positivos e negativos das opções existentes.