Mundo-virtual-e-a-saúde-mental---Blog-Casule---psicóloga-Auxiliatrice

Mundo virtual e saúde mental

Atualizado em 11/03/2019
Por Redatora Casule

Mundo virtual e saúde mental

Atualizado em 11/03/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mundo virtual e saúde mental

A internet é, sem dúvida, um dos principais instrumentos que conectam informações e pessoas. Ao longo dos últimos anos, não apenas as pesquisas teóricas e trocas de e-mails são realizados via internet, mas está entre suas funções o largo acesso social e conexões interpessoais, reuniões do trabalho, emergências, amizades, etc. Isso parece ter facilitado muito a vida de todos, mas qual será o custo dessa ferramenta de tamanho impacto social? 

O preço de uma sociedade apoiada na internet vai muito além de quantias financeiras, envolvem restrição do tempo de qualidade, relações superficiais e níveis de ansiedade acentuados. Apesar desses riscos, é indiscutível seu poder de impulsionar o desenvolvimento social e econômico, além de facilitar comunicações. Então, como lidar? 

O fato de a internet diminuir o tempo de resposta nas comunicações compromete as ideias de prioridade e emergência, tornando-as pouco definidas. Dessa forma, as pessoas perdem os limites de seus esforços e acabam atropelando coisas importantes do seu dia, como: hora de sono, tempo de qualidade com família ou até mesmo uma boa leitura ou filme, e isso tudo para não perder as notícias imediatas ou acompanhar a repercussão de uma postagem. Além disso, as comparações ficam exacerbadas, aumentando a necessidade de exposição, de forma que esta passa a ocupar boa parte da preocupação e investimento pessoal. 

terapia-online-casule-banner

As redes sociais aumentam a competição, bem como a falsa ideia de “vida perfeita”. Ser crítico quanto à construção de ideais, como no caso da imagem corporal e estilos de vida, é fundamental para o uso saudável da internet, além de reconhecer os pontos positivos de sua vida e saber equilibrar desejos e conquistas. As relações podem ser mais verdadeiras e próximas, basta equilibrar a dose de internet envolvida.

O limite do uso da internet envolve a identificação e reconhecimento de suas reais necessidades, conseguir selecionar o que precisa ser respondido com urgência e o que pode ser resolvido depois, recuperar a capacidade de definir prioridades e diminuir a necessidade de imediatismo. Essas medidas favorecem o controle da ansiedade e o respeito ao próprio tempo. 

Outro ponto fundamental são as buscas por respostas e soluções prontas que a internet oferece, sendo indiscutível a importância de uma seleção crítica dos conteúdos consumidos. Garantir a qualidade da informação consumida, bem como a confiabilidade das fontes, torna-se uma proteção nesse ambiente. 

mundo virtual - blog casule

As ferramentas virtuais são muito ricas e podem auxiliar, e até mesmo fortalecer vínculos, desde que seja usada de forma mais eficiente. O autoconhecimento é a base da construção crítica da relação entre o self e o meio, ainda que esse meio seja virtual. Não perder de vista as coisas que trazem propósito e sentido para a vida ajuda a nortear as buscas pela internet, funcionando como filtro importante nessas interações. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Mundo virtual e saúde mental

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Mundo virtual e saúde mental, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Mundo virtual e saúde mental.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This