Saúde-mental-e-as-redes-sociais

Saúde mental e as redes sociais

Atualizado em 23/11/2020
Por Redatora Casule

Saúde mental e as redes sociais

Atualizado em 23/11/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saúde mental e as redes sociais

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. E não é pra menos que este assunto se tornou corriqueiro nas rodas de conversa. Mas o que acontece para que um número cada vez maior de pessoas se sinta atraída como se estivessem hipnotizadas, mesmo sabendo o quanto esse hábito pode ser prejudicial à saúde mental?

As redes sociais mais usadas segundo as pesquisas são o Whatsapp, seguido pelo Facebook e Instagram. O whatsapp é a rede que alimenta nossa necessidade social mais próxima, mais privada, o que é bastante controverso já que se estivermos imersos nela, estaremos fora do real contato social, aquele em que há o encontro pessoal e que promove o estreitamento e a qualidade das relações. Facebook e Instagram atraem nossa atenção por sermos os espectadores e estarmos inseridos no contexto da vida do outro ou por sermos os observados e da mesma forma inseridos na vida alheia. 

Isso tudo com aquela estratégia infalível de “estímulo-recompensa”. Acessamos a rede social da palma da mão e imediatamente vemos uma nova mensagem ou atualizações dos perfis que seguimos. É viciante! Os especialistas relacionam esse hábito ao vício em drogas. É o desejo pelo prazer imediato: você abre a tela, logo vê as novidades e isso estimula determinadas áreas cerebrais relacionadas com o prazer e a motivação além da produção da dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de recompensa.

A partir desse raciocínio, podemos entender melhor a forma como funciona a nossa decisão automática pelas redes sociais ao invés da interação social genuína. E é aí que começa o problema! Quantas vezes nos pegamos dando uma olhada na tela do celular para ver se tem alguma notificação ou entramos no aplicativo para saber das novidades! Enquanto isso, sua companhia espera… ou olha também. As relações sociais vão se empobrecendo.

E o tédio? E a tristeza? E a alegria?

Não se espera mais alguém chegar sem ficar se distraindo com a internet. Não se enfrenta mais a tristeza porque logo que ela aparece a primeira atitude é fugir olhando o feed de notícias. 

A alegria é a que mais aparece, é o que todos querem ostentar, nem que seja só por um clique. O outro sempre parece ser mais feliz e mais bem sucedido, enquanto se perde tempo olhando a vida dele. Na hora de se alimentar, distrai-se com o celular. O sono fica prejudicado. Está sem assunto num encontro? É só pegar o celular para fugir de enfrentar. 

Não estamos mais lidando com as emoções como antes, estamos fugindo delas para um lugar onde só há prazer e recompensa, alegria e sucesso, mas esse lugar não nos faz fortalecer nossos laços sociais muito menos nos faz aprender a lidar com as emoções que estão a todo momento presentes. O resultado disso é mais ansiedade, mais depressão e menos cuidado com a própria saúde mental. 

terapia-online-casule-banner

É inegável que houve benefícios e facilidades com o acesso fácil à internet: são informações, grupos de apoio, notícias, atualizações das mais diversas, mas que se não forem usadas com equilíbrio vamos acabar nos distanciando do nosso propósito.

Repense seus hábitos!

Qual o lugar que as redes sociais ocupam na sua vida? De que forma você pode transformar a relação com as redes para que você se beneficie do que ela tem a oferecer? Existem inúmeros conteúdos de qualidade, grupos de apoio que ajudam a quem precisa, notícias sérias e atualizadas e boa diversão. Saiba usá-las a seu favor!

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

     

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Saúde mental e as redes sociais

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Saúde mental e as redes sociais, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Saúde mental e as redes sociais.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This