O que é a Solidão?

O que é a Solidão?

Atualizado em 21/08/2020
Por Renata Giovannini

O que é a Solidão?

Atualizado em 21/08/2020
Por Renata Giovannini
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é a Solidão?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Você já parou para pensar no significado que existe por trás da Solidão?

Um sentimento tão comum e, ao mesmo tempo tão temido e indesejado.

Uma palavra tão forte e carregada de angústias…

Mas será que a SOLIDÃO se refere apenas ao fato de “SE SENTIR SOZINHO”?

Mas-será-que-a-SOLIDÃO-se-refere-apenas-ao-fato-de-'SE-SENTIR-SOZINHO'
Sentir-se sozinho é solidão?

Estudos confirmam que este sentimento pode ser considerado normal se estiver de acordo com o contexto que está sendo vivenciado. Mas também pode ser um indicador de um possível adoecimento oculto quando esses sentimentos se tornam excessivos e obsessivos, interferindo na vida cotidiana.

É provável que você já tenha passado pela experiência de perder-se de seus pais no supermercado ou em algum lugar quando era criança. A sensação nesses momentos é angustiante, pois nos sentimos vulneráveis, desamparados e acima de tudo, sozinhos. Entretanto, com o passar dos anos, não é necessário perder-se de alguém para sentir este conjunto de emoções.

A solidão é o sentimento de não pertencer ao mundo que nos cerca. Não conseguimos criar vínculos ou nos identificar com os outros.

A dificuldade para se relacionar com outras pessoas, o medo de ser julgado e o vazio existencial, podem ser os fatores que motivam o sentimento de solidão uma vez que, em alguns casos, a solidão acontece por opção, e configura um quadro de solitude. Porém, quando este sentimento se torna comum a nossa existência e nos sentimos constantemente desamparados, trata-se de solidão.

Mas não confunda a solidão com a condição daqueles que vivem isolados. Você pode se sentir sozinho mesmo estando em um local repleto de pessoas, pois a solidão está intimamente ligada aos sentimentos de insatisfação, tristeza ou incompatibilidade com tudo o que nos cerca. E não apenas ao fato de não ter companhia.

Você sabia que a intensidade da solidão também pode variar?

Ela pode ser leve, com apenas a presença de pensamentos negativos. Pode ser mediana, quando a presença dos pensamentos negativos trazem sofrimento. E também pode ser intensa, que é quando os pensamentos negativos trazem um profundo sofrimento acompanhada da sensação de que não há esperança ou possibilidade de resolução. Neste último caso, é necessário buscar ajuda de um profissional especialista.

Além disso, a baixa autoestima, a falta de confiança e os distúrbios psicológicos podem ser os gatilhos que promovem a sensação de isolamento.

Contudo, a solidão também pode estar associada a algumas deficiências hormonais no cérebro, permitindo um aumento dos níveis de cortisol, e por consequência, causando o estresse. Já a quantidade de adrenalina e serotonina é reduzida no corpo, podendo afetar diretamente o sistema imunológico. A longo prazo, pode ainda causar alterações nos níveis de açúcar no sangue, insônia e distúrbios psíquicos, como a ansiedade e a depressão, por exemplo.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Mas como aprender a lidar com a solidão?

Mas-como-aprender-a-lidar-com-a-solidão
O silêncio deve ser encarado com um estado restaurador

É inevitável que em algum momento de nossas vidas nós estejamos sozinhos. Entretanto, essa realidade não deve ser sinônimo de tristeza. Para o filósofo Friedrich Nietzsche, o isolamento deve ser encarado como um estado restaurador, ou seja, ”um momento que temos para sermos quem somos em essência, sem nos adaptar a sociedade”.

Estar ”só” implica em um momento para cuidar de si, dos seus projetos pessoais, e cuidar da sua mente. Caso não seja possível ressignificar a solidão em momentos de mal-estar, você também pode focar em fazer aquilo que ama.

Existem alguns tratamentos que auxiliam no combate contra a solidão.

Através da Psicoterapia é possível estimular a inserção cultural, aumentar a autoestima, a autoconfiança e o autoconhecimento. O tratamento torna a pessoa mais confiante para interagir com outras pessoas e também auxilia na identificação das causas que levam a solidão, assim como a solução mais adequada. Afinal, todos nós temos um lado mais e menos sociável. E ser capaz de entender quando, como e onde somos mais de um jeito do que do outro, faz toda a diferença.

Os Animais de Estimação também podem ser importantes contribuintes para o tratamento da Solidão, sabia? Os bichinhos demonstram e retribuem afeto através da sua presença física e constante, o que para o ser humano solitário é muito importante.

Mas, o tratamento essencial e mais importante, continua sendo a Mudança de Comportamento.

Sem modificar a maneira como agimos, não iremos conseguir mudar a maneira como pensamos, e por consequência, como nos sentimentos em determinadas situações.

E você sabe qual a melhor maneira para acolher uma pessoa que está solitária?

O primeiro passo é estar presente! Disponibilize o seu tempo para ouvir o que o outro tem a dizer. Sem julgar, sem dar opiniões, e sem contradizê-la. É preciso mostrar apoio e empatia quando alguém te procura para desabafar.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Casule Play

O que é a Solidão?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é a Solidão?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Renata Giovannini, aqui no Blog.
Psicóloga, Terapeuta Cognitivo Comportamental, pós graduada em Avaliação Psicológica. Encantada pela profissão e pelo cuidado com o outro. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é a Solidão?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dicas para diminuir a procrastinação
Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

A Procrastinação é uma Distorção Cognitiva – pensamentos automáticos disfuncionais que distorcem a realidade para que esta se torne condizente com nossas crenças e interpretações anteriores. Mascarada pelo pensamento de ”depois eu faço”, a pessoa tende a adiar tarefas e acumular várias atividades. Geralmente isso acontece por insegurança e promove muita culpa e sintomas de Ansiedade.
quero-emagrecer-por-onde-começo
Quero emagrecer, por onde começo?

Quero emagrecer, por onde começo?

Chás emagrecedores, dietas milagrosas, produtos caríssimos: quem de nós nunca recorreu a estes artifícios para emagrecer? No vídeo de hoje a nutricionista Isa Polastri traz três dicas de como iniciar e se manter nesse processo de maneira efetiva, com passos simples, leves e seguros.
Saúde-mental-e-as-redes-sociais
Saúde mental e as redes sociais

Saúde mental e as redes sociais

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. E não é pra menos que este assunto se tornou corriqueiro nas rodas de conversa. Mas o que acontece para que um número...

treine sua assertividade
Treine sua assertividade

Treine sua assertividade

Muito se fala sobre os tipos de comportamentos e a importância dos modelos de comunicação, sejam eles passivo, assertivo ou agressivo, mas você já parou para pensar como você costuma se posicionar?

Você sabe o que é consciência emocional?

Estamos o tempo todo prestando atenção nos sinais que o nosso corpo manda. É febre, dor de cabeça, prisão de ventre... A consciência emocional é quando agimos assim com as nossas emoções. É prestar atenção no que estamos sentindo, reconhecendo e dando nome às emoções que se manifestam com mais intensidade quando passamos por determinadas situações.
Leia mais
Você-sabe-o-que-é-consciência-emocional

Autoestima

Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha...
Leia mais
Autoestima

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais. Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância são diversos. A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.
Leia mais
Como-identificar-que-seu-filho-precisa-de-psicoterapia

Alimentação pode minimizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida das mulheres que pode trazer sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso, depressão, entre outros. A alimentação se torna importante no manejo destes sintomas e pode promover um bem-estar geral para as mulheres.
Leia mais
alimentação-pode-minimizar-os-sintomas-da-menopausa

Como lidar com a necessidade de controle?

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que, normalmente,são perfeccionistas, inflexíveis, rígidas. O objetivo principal desse mecanismo é obter segurança e não se sentir vulnerável com os imprevistos.
Leia mais

Como resolver sua autoestima?

Nesse vídeo vou te fornecer um instrumento que vai te ajudar a solucionar seus problemas com a sua autoestima. Tá achando que é milagre? Não! O resultado vai depender das suas atitudes, porém será satisfatório.
Leia mais
Como-resolver-sua-autoestima

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Leia mais

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Leia mais

Como reduzir a celulite

A celulite é um processo de desestruturação em que a pele perde seu aspecto firme. Atualmente afeta cerca de 98% das mulheres de todo o mundo. Será que a alimentação pode contribuir na diminuição da celulite? A resposta é SIM e pode ser mais fácil do que você imagina! Assista ao vídeo completo e saiba como.
Leia mais
Como reduzir a celulite

Dicas para melhorar a sua Autoestima

Autoestima é uma auto avaliação positiva ou negativa, envolvendo o sentimento acerca de si próprio (como eu me sinto) e o autojulgamento a partir do que a sociedade impõe (como ''devo'' me sentir).
Leia mais
Dicas para melhorar a sua Autoestima
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This