Transtornos fóbicos-ansiosos
19 de abril de 2016
Transtorno de personalidade dependente.
22 de abril de 2016

Sobre psicoterapia

Psicoterapia

É o atendimento realizado por um psicólogo  com a finalidade de tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas, etc

Exemplos de dificuldades emocionais: Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, etc.

Exemplos de dificuldades comportamentais: Medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc.

Exemplos de dificuldades cognitivas: Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, etc.

Qual a diferença entre psicólogo e psicoterapeuta

O psicoterapeuta é um psicólogo clinico, ou seja, alguém que além de ter feito a faculdade de psicologia trabalha no atendimento individual, ou em grupo, em consultório. Sendo assim um psicólogo que trabalha em RH não  seria considerado um psicoterapeuta. Mas devemos observar que é possível que haja psicoterapeutas que não possuam a faculdade de psicologia mas um curso de formação de psicoterapia.

A psicoterapia é um momento de acolhimento e desabafo de meus problemas?

Pode haver momentos onde você estará à vontade para desabafar, mas a psicoterapia não se limita a isso. A grande importância da psicoterapia é a intervenção do psicólogo com o intuito de trabalhar as questões trazidas ao processo. Sendo assim poderá haver dias nos quais o paciente sairá da terapia com a sensação de leveza, mas poder haver dias nos quais poderá ter a sensação de ter trabalhado muito conteúdo interno e reformulado muitos conceitos a seu próprio respeito ou a respeito do mundo. Nem sempre a psicoterapia oferecerá a sensação de conforto mas pode ser possível que estes momentos estejam recheados de material importante ao qual, mesmo não sendo confortável o contato com tal material, não significa que o trabalho da psicoterapia não tenha sido importante.

Qual o momento certo para procurar um psicólogo?

Aquele no qual percebe-se que pode haver prejuízos em alguma área de sua vida devido á questões internas, emocionais, psicológicas ou comportamentais.

A terapia só funciona para quem quer fazer a psicoterapia?

Assim como não é possível fazer com que uma pessoa que está doente tome um remédio quando se recusa a isso também pode não ser possível que ela se abra e aproveite as intervenções de um psicoterapeuta quando não estiver pronta para tal.

Qual a diferença entre Psicoterapeuta e Psiquiatra?

O psiquiatra é um médico e costuma ter o foco no tratamento medicamentoso.

O Psicoterapeuta tem técnicas de tratamento que envolvem as questões emocionais.

Em quais casos a psicoterapia pode ajudar?

Além dos casos clínicos clássicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc. Pode-se contar com atendimentos psicológicos quando:

Sentir-se deprimido.

Quiser desenvolver habilidades sociais como falar em publico, iniciar amizades.

Alterações bruscas de humor – um dia muito bem, mas no outro se sente péssimo

Depressão pós parto.

Dificuldades em lidar com separação e/ou relacionamentos.

Dificuldade em tomar decisão.

Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc.

Medos (de animais, avião, pessoas, situações diversas).

Passar mal sem causa orgânica, ou seja foi ao médico e ele não encontrou nada que justifique.

Superar a timidez.

Ciúmes excessivo.

Dificuldade em lidar com pessoas difíceis como chefes, pais, irmãos, colegas de trabalho ou escola, etc.

Pensamentos repetitivos e angustiantes.

Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar seus objetos, perder compromissos, etc.

O psicólogo pode contar para alguém o que foi dito em consulta?

Não, há um código de ética a ser respeitado.

Ouço falar em psicoterapia Freudiana e comportamental, qual é a melhor?

Não existe uma melhor e outra pior, são técnicas que visam o bem estar. As abordagens podem ser escolhidas pela própria pessoa que busca seu atendimento, pode receber a indicação do profissional que a atende para que busque uma ou outra abordagem, mas também a pessoa pode se beneficiar do tratamento sem necessariamente identificar a abordagem teórica escolhida pelo profissional que o atende.

Será que meu caso é para ser tratado em psicoterapia ou posso resolver sozinho?

Muitas questões podem sim ser resolvidas sozinho, ou até passar pela vida toda sem resolver. Por exemplo, uma pessoa com timidez, nada a impede de passar pela vida com esta característica, mas pode recorrer à psicoterapia caso  prefira de tratar desta questão.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/o-que-e-psicoterapia.html

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta