O-poder-de-ser-otimista-casule

O poder de ser Otimista

Atualizado em 01/02/2018
Por Redatora Casule

O poder de ser Otimista

Atualizado em 01/02/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O poder de ser Otimista

Criada pela escritora Eleanor H. Porter em 1913, Poliana é uma criança que apesar das dificuldades,  virou símbolo de otimismo por sempre tentar extrair a parte boa dos obstáculos encontrados ao longo de sua vida.

Falando em crianças, elas são um bom exemplo de otimismo. Quando um bebê começa a tentar dar os seus primeiros passos, apesar de cair inúmeras vezes ele continua tentando, e mesmo que alguém lhe diga que não vai conseguir, ele não deixa de tentar, porque senão nunca irá conseguir andar sozinho.
Com esse exemplo, é possível observar que o otimismo é adaptativo, e se não fosse esta disposição para encarar as coisas de forma positiva e esperar que o resultado seja o pretendido, o ser humano jamais seria tão evoluído.

Segundo a psicóloga Lidia Weber, ser otimista não se reduz a pensamentos positivos. Seu fundamento se encontra na maneira como se pensa sobre as causas. E a diferença entre o otimista e o pessimista está na forma de eles explicarem a causa de eventos ruins ou bons que lhes acontecem no cotidiano.
Se você tem dificldade para enxergar o que há de positivo nas situações que vive, se se concentra mais no problemas que nas soluções, pode ser que seu estilo emocional seja pouco resiliente, como define o neurocientista americano Richard Davidson.

Quem tem pouca resiliência, tem dificuldade em se desprender do sentimento de raiva, tristeza ou qualquer emoção negativa após algum tipo de aborrecimento. E além de se recuperar mais rápido de adversidades, os otimistas tem a capacidade de manter sensações positivas por períodos prolongados de tempo.
Mas como fazer para se tornar “Poliana”? É preciso entender que ser otimista não é sinônimo de ignorar a realidade, mas sim conhecer a si mesmo, conhecer também os limites e entender que existem problemas com todas as pessoas e por fim, as variáveis que controlam nosso comportamento.

O otimismo é essencial para alcançar o sucesso. Esta disposição nos ajuda a manter o foco nos objetivos, a superar dificuldades e a encontrar soluções para o que parece ser impossível de se resolver. É o otimismo que nos permite seguir em frente após as adversidades, e é com ele também que superamos a tristeza e acreditamos que o amanhã pode ser bem melhor.

Como então mudar de atitude? A Terapia Congitvo Comportamental é uma forma de treinar a mente, com ela se aprende lidar com as ideias negativas e a entender como os pensmentos fluem.

Porém, essa mudança de direção não vem de uma hora para outra. Se estamos acostumados a fazer as coisas de uma determinada maneira, será mais fácil continuar no velho caminho do que explorar um novo. As dificuldades não devem nos prender, mas sim servir de incentivo para que comecemos a acostumar nossos olhos a enxergar um lado mais positivo da vida.

terapia-online-casule-banner

Por isso, chegar mais perto do otimismo é uma questão de prática, adaptação e não apenas só de vontade. Para ter controle dos pensamentos é necessário ter técnica e paciência.

E é claro, coisas ruins acontecem com todo mundo, não importa se você é otimista ou pessimista, seja uma tragédia, desemprego, violência, etc.. Mas não se esqueça de que o otimismo pode ajudar a você se refazer mais facilmente!

Algumas razões pelas quais é importante manter uma atitude otimista:

– Ajuda a manter a perseverança e motivação para alcançar o sucesso

– Aumenta a inteligência e a criatividade

– Aumenta as competências para alcançar objetivos

– Permite o crescimento pessoal

– Melhora a saúde

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

O poder de ser Otimista

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O poder de ser Otimista, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: O poder de ser Otimista.


0 comentários

Como lidar com a raiva?

Como lidar com a raiva?

A raiva é um sentimento muito intenso e desconfortável que pode facilmente dominar quem a vivencia. Se isso acontece com você, provavelmente ela vem acompanhada de problemas. Mesmo sendo um sentimento passageiro, ou seja, ela surge e depois vai embora, devido a sua intensidade, muitas pessoas são dominadas por ela, e quando ela vai embora vê-se o estrago causado.
Mães-Narcisistas
Mães Narcisistas

Mães Narcisistas

O termo “narcisismo” já faz parte da cultura ocidental há mais de século. Tem origem no mito grego de Narciso, rapaz jovem e orgulhoso cuja beleza era admirada por todos. Em uma caminhada ao lado de um rio, Narciso vê seu reflexo na água pela primeira vez. Apaixonado pela própria imagem, ele se mantém junto ao rio para melhor apreciá-la. Por recusar-se a abandoná-la, Narciso morre no local, admirando a si mesmo.

Insônia

Algumas pessoas enfrentam dificuldades na hora de dormir, seja para iniciar ou manter o sono, como por exemplo, acordam muito mais cedo do que estão habituadas e não conseguem voltar a dormir, acordam no meio da noite ou dormem durante toda a noite e acordam com a sensação de cansaço. Assim, a insônia é caracterizada como a incapacidade de conciliar o sono, seja para adormecer ou permanecer dormindo. “É possível identificar suas causas?” Sim, em sua maioria são consideradas psicofisiológicas.
Leia mais
Insonia

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

As crenças dos pais e cuidadores influenciam diretamente em como as crianças irão enxergar o mundo, o outro e principalmente a si mesmas. Todos nós temos nossos medos, ansiedades, sentimos raiva, tristeza e para cada um de nós as emoções têm uma intensidade, um significado e um motivo para que elas se expressem. Ensinar os pequenos a reconhecer as emoções, é muito importante para que tenhamos pessoas mais inteligentes emocionalmente.
Leia mais
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

Compulsão por trair existe?

O que é traição para você? Será que quem trai uma vez, vai trair sempre? Isso é uma doença? Você perdoaria uma traição? E mais de uma?
Leia mais
Compulsão-por-trair-existe-BLOG

Os Efeitos Psicológicos da Pandemia

Muito se fala sobre os impactos físicos que o Covid-19 pode trazer ao corpo. Mas ainda é pouco falado sobre o agravamento dos quadros de transtornos mentais que a Pandemia gerou.
Leia mais

Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade

Pra que serve um alarme em casa? Para dar segurança e avisar quando a casa é invadida, por exemplo. Imagina se esse alarme está desregulado e ele começa a disparar quando não tem invasão ou até mesmo quando um amigo seu vem te visitar.
Leia mais
Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade blog casule

O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

A Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT (Acceptance and Commitment Therapy) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo psicólogo Steven Hayes e por seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl. Ela tem se mostrado altamente eficaz na solução de uma série de problemas, desde depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo vício em drogas.
Leia mais

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Um comportamento muito comum em quem sofre de ansiedade é fugir do que a causou. Para uma pessoa que tem medo de falar em público – que tem crises de ansiedade só de pensar que vai estar na frente de uma plateia falando sobre algum assunto – recusar um convite para dar a palestra vai trazer um alívio imediato dos sintomas. Mas será que o problema foi resolvido?
Leia mais

Quando eu devo perdoar meu parceiro?

A reposta para esta pergunta é SEMPRE! Sempre Cris? Mas ele não merece!!! O perdão não é para ele… porque ele merece… é para você! Porque você merece PAZ! Te explico melhor aqui neste vídeo. Vem Comigo!!!
Leia mais

Como ter inteligência emocional?

Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais. Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This