Como-ajudar-a-criança-a-lidar-com-o-luto-casule
Como ajudar a criança a lidar com o luto?
5 de abril de 2018
O Que é a Nossa Criança Interior?
7 de abril de 2018

Não Deixe a Acomodação Tomar Conta de Sua Vida

banner estagnação

acomodação é um estado que leva as pessoas a se manterem estagnadas.  Quando estão assim, elas não buscam mudanças e dedicam o seu tempo para reclamar de suas insatisfações e não para agir e mudar o que lhes incomoda. Assim, se mantêm em empregos, relacionamentos e situações diversas que fazem delas infelizes e insatisfeitas. Este comodismo limita a visão dos indivíduos, fazendo-os acreditar que são incapazes de mudar suas vidas. A verdade é que, quando há um desejo genuíno, sempre é possível fazer algo para mudar, melhorar, virar o jogo e dar a volta por cima.

O Que Você Pode Fazer Para Mudar a Sua Vida Hoje?

Toda mudança começa dentro de nós. Seja para emagrecer ou engordar alguns quilinhos, passar num concurso ou vestibular muito concorrido, conquistar uma grande promoção no trabalho, tirar um ano sabático ou viajar pelo mundo sem data para voltar; se você continuar a fazer tudo igual, possivelmente não terá nenhum resultado diferente também. E se você tem o real desejo de mudar algo que te incomoda ou de realizar um sonho, saiba que hoje é o dia certo para começar a sua virada de chave.

Independente do que você queira mudar, pense em qual atitude pode tomar agora. Se deseja comprar um carro, por exemplo, comece por analisar suas finanças para encontrar formas de poupar ou ganhar um dinheiro extra para realizar o seu objetivo. A ideia não é a de que saia tomando atitudes impulsivas e precipitadas, mas sim que identifique as ações que pode ter, aqui e agora, no tempo presente e que podem te aproximar das suas metas e realizações.

Pegue um papel e uma caneta ou seu bloquinho de notas do computador, tablet ou celular e comece a anotar tudo o que deseja realizar e prazos realistas. O ato de escrever fará com que entre em contato com seus pensamentos de forma mais profunda e intensa. Dessa forma, terá a oportunidade de refletir enquanto escreve, a fim de formular melhor suas ideias e de se conhecer cada vez mais e melhor. O próximo passo será colocar o que escreveu em prática, criando um plano de tarefas e partindo para a ação.

Como Colocar um Ponto Final na Acomodação

Você é capaz de eliminar o comportamento de autossabotagem e deixar de ser um indivíduo acomodado se assim desejar. Não é uma questão de ser sonhador ou viver de ilusões, mas se tiver objetivos realistas bem traçados e der o seu melhor, tem total condições de alcançá-los. Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar a colocar um ponto final na acomodação e substituí-la pela realizAção.

Identifique os Motivos da Sua Insatisfação

Quais são as razões que te levam a sentir insatisfação em sua vida? Pensar claramente a respeito disso irá te ajudar a identificar o que precisa ser mudado. Além disso, essa reflexão irá permitir que se atente às reclamações que anda fazendo por aí. Você realmente está insatisfeito com o seu casamento ou emprego ou reclama apenas por uma questão de costume? É importante saber a diferença entre uma queixa pontual com um acontecimento ou um mal-estar recorrente. Repensar suas atitudes irá fazer com que se conheça melhor e descubra se as reclamações que vem fazendo estão trazendo alguma mudança e ação positiva para sua vida ou estão apenas te desmotivando mais.

Pense no Que Pode Fazer Para Mudar o Que Te Incomoda

Depois de identificar as coisas que te incomodam, chega o momento de pensar nas atitudes que pode tomar para mudá-las. Se for o seu emprego, verifique o que pode fazer para encontrar uma nova oportunidade. Talvez aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades técnicas e comportamentais, abrir um negócio próprio, mudar de área. A opção ideal para o seu caso irá depender exclusivamente do que você espera da sua vida, afinal seus objetivos devem estar de acordo com aquilo que acredita e deseja para seu futuro.

Tenha um Planejamento

O próximo passo é definir as estratégias para colocar em prática os seus planos e realizar a mudança que deseja. Não há mágica, se quer realizar sonhos precisa construí-los e, depois de um tempo, aprenderá a apreciar a viagem tanto quanto a chegada ao destino. O processo de busca por um objetivo pode te proporcionar uma infinidade de ensinamentos e experiências, situações que farão de você uma pessoa mais forte e, melhor, consciente do poder de realização que possui e infinitamente mais automotivada.

Elimine os Pensamentos Negativos

A realização de um objetivo, principalmente se for algo mais grandioso, requer perseverança, pois pode acontecer de algo sair diferente do esperado. Para isso, é necessário eliminar os pensamentos negativos, de modo que eles não criem barreiras e crenças limitantes em sua mente. Se uma falha ocorrer, ao invés de se sentir fracassado e incapaz, pense nas lições que pode aprender através daquela situação. Assim, poderá recomeçar e fazer diferente da próxima vez, aumentando as chances de ser bem-sucedido.

Forme uma Rede de Apoio

Os seus amigos e familiares são muito importantes durante esse processo de mudança de atitude. Aproximar-se deles fará com que se sinta mais forte, além de permitir que receba ajuda e apoio por parte deles. Pense naqueles que podem ser bons parceiros e conselheiros em relação à mudança que deseja realizar em sua vida. Assim, vocês poderão trocar conselhos, ensinamentos, palavras de motivação, inspiração e incentivo ou apenas ouvir os desabafos um do outro, o que já será de grande ajuda no processo de crescimento de ambos.

Aprenda Coisas Novas

Além de se empenhar naquilo que deseja mudar em sua vida, pense em outras coisas que pode aprender. Começar um curso de um novo idioma ou relacionado à outra área do conhecimento, aprender a tocar um instrumento musical, praticar algum esporte.  Independente do que escolher, saiba que o mais importante é que se proponha a sair da sua zona de conforto com maior frequência e permita-se experimentar coisas novas também. Dessa forma, conseguirá eliminar seu comodismo definitivamente e partir para ação.

Adote uma Postura Assertiva

Adotar uma postura assertiva é necessário para que saiba identificar aquilo que realmente irá agregar valor à sua vida e o que deseja dela. Afinal, a ideia não é que comece a agir apenas para sair da zona de acomodação, mas sim para que o faça quando realmente sentir que isso te trará algo de bom.

Nesse sentido, caso sinta que algo não será positivo para você, sinta-se confortável e seguro para rejeitar esta ideia. Para que consiga agir dessa forma, é fundamental que se conheça e tenha consciência a respeito de quem é e do que quer e não quer para sua vida. Saber a hora certa de dizer “sim” e “não” irá te poupar de uma série de frustrações e decepções.

Estar vivo é extraordinário e um motivo mais do que justo para que desfrute dessa dádiva com plenitude. Se lhe foi dada a oportunidade de habitar este planeta, faça o seu melhor para realizar os seus sonhos e ser feliz. Não deixe a acomodação te dominar, coloque-se em movimento e assuma verdadeiramente o controle da sua vida!

 

Fontes: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/nao-deixe-acomodacao-tomar-conta-sua-vida/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta