fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Você já deve ter ouvido falar muito da dieta detox certo? Em revistas, em blogs, na TV, ou comentado por artistas. Mas o que seria essa dieta? Qual é o seu objetivo? Será que ela realmente funciona?

Bom, já vou te avisando que a dieta detox propagada pelas redes sociais não funcionam! A dieta detox não se restringe apenas à sucos verdes, chás e dietas líquidas. Existe todo um protocolo a ser seguido por um nutricionista, e quando feito de maneira adequada tem resultados incríveis!

 

O que é dieta detox?

O termo “detox” vem do inglês detoxification, que em português, quer dizer destoxificação.

A Destoxificação é qualquer processo biológico que busque a redução dos impactos negativos de xenobióticos e disruptores endócrinos no metabolismo corporal (explicarei mais a frente esses termos).

É importante enfatizar que, o destoxifica é o próprio organismo, ou seja, a destoxificação ocorre em todas as células do corpo, mas principalmente nas do fígado e do intestino, e não são os alimentos que tem esse poder, como muitas pessoas pensam. Os alimentos agem otimizando e proporcionando esse processo de destoxificação das células através de seus nutrientes.

Xenobióticos e Disruptores Endócrinos:

Xenobióticos: Qualquer substância química ou molécula estranha ao organismo, originada de forma interna ou externamente ao corpo.

Disruptores Endócrinos: São toxinas que interferem direta ou indiretamente na ação de hormônios naturais.

Essas toxinas podem ter fontes internas como, erros inatos do metabolismo, desequilíbrio metabólico e aumento de permeabilidade intestinal, ou externas como, estresse, poluição ambiental, metais tóxicos, medicamentos, drogas, tabaco, álcool, aditivo alimentares (corantes, aromatizantes, estabilizantes), pesticidas, herbicidas, fungicidas, agrotóxicos, migrantes de embalagem (bisfenol A e pcBs), produtos químicos usados em casa e toxinas alimentares (açúcar, gorduras trans, alérgenos alimentares individuais, entre outros).

Objetivo da dieta detox

Ao contrário do que muitas pessoas pensam e do que a mídia vende, o objetivo da detox não é emagrecer, e sim destoxificar! Ou seja, o seu objetivo principal é reduzir os impactos negativos dessas toxinas no organismo através do aumento da polaridade, ou seja, aumento da solubilidade delas, facilitando a sua eliminação pelo organismo.

A partir da destoxificação é possível sim emagrecer, através da otimização do metabolismo, da melhora da função hormonal, imunológica e cognitiva.

Relação da dieta detox com o emagrecimento

Se você é uma pessoa que está tendo dificuldades para emagrecer, tem grandes chances do seu corpo está intoxicado e inflamado por toxinas internas e/ou externas, como citado anteriormente. E fazer dietas calóricas restritivas não vão adiantar no seu processo de emagrecimento, pois enquanto ele estiver inflamado e cheio de toxinas, seu corpo não irá absorver os nutrientes necessários para produzir hormônios e otimizar o metabolismo. Então é preciso inicialmente destoxificar e desinflamar o corpo, para depois permitir que o seu organismo receba de forma eficaz a dieta para o emagrecimento.

É possível que, enquanto você estiver fazendo a dieta detox você consiga emagrecer também, contudo, isso dependerá do seu organismo e da sua resposta metabólica, mas como eu disse anteriormente, esse não é o objetivo da detox, é preciso paciência que, seguindo todo o protocolo de forma adequada prescrita pelo nutricionista, o seu emagrecimento acontecerá.

Todos podem fazer a dieta detox?

Nem todos podem fazer essa dieta pois, pode vir a apresentar sobrecarga de uma função já comprometida, interação com medicamentos, reações indesejáveis, fissura alimentar devido à restrição, ou até mesmo a destoxificação pode não ocorrer como planejado. É preciso avaliar inclusive o momento certo para iniciar uma dieta detox, a fase da vida em que o indivíduo está, e o perfil da pessoa que deseja fazer a dieta. Algumas patologias e condições clínicas também não são indicadas para essa dieta, como gestantes, lactantes, paciente renal, imunodeprimidos, cirrose, indivíduos que fazem quimioterapia e radioterapia, e com uso de alguns medicamentos específicos.

O ponto chave da dieta detox é que, mais importante do que retirar as toxinas, é o que será inserido de nutrientes e suplementos para otimizar a detoxificação, respeitando as três fases do protocolo de detox. E como isso é individualizado, é necessário que você procure um nutricionista para destoxificar de forma eficiente e alcançar o emagrecimento desejado.

Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert
Share This