A dieta e o dia do lixo

Atualizado em 05/08/2020
Por Redatora Casule

A dieta e o dia do lixo

Atualizado em 05/08/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A dieta e o dia do lixo

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A expressão “dia do lixo” é muito usada para definir aquele dia em que se pode comer o que quiser, em qualquer quantidade e principalmente optando por comidas muito gostosas, açucaradas, calóricas e gordurosas.

E você, já fez dia do lixo? Começa uma dieta na segunda-feira, come franguinho grelhado com salada no almoço, de noite só uma sopinha. Passa 6 dias com fome, morrendo de vontade, só para ter direito de exagerar um único dia. É como se você pensasse: deixa eu aproveitar aqui porque amanhã não posso. 

Com ou sem culpa?

E esse hábito é muito ruim, pois após o dia do lixo, vem o aumento da sensação de culpa.  Com isso, surgem as atitudes de compensação. Academia sempre lotada na segunda-feira, só para compensar o estrago do fim de semana. Tem gente que só malha para poder fazer o dia do lixo depois. Sobe na balança, vê que o peso oscilou e faz até um jejum. Só que isso é um equívoco, pois o peso oscila por muitos fatores, não só pelo que comemos. 

  • Mas será que isso dá certo?
  • Será que faz diferença comer o hambúrguer na terça ou no sábado?
  • Será que emagrece mais começar dieta na segunda ou na sexta?
  • O dia da semana muda algo no seu corpo? 

É óbvio que não: o alimento se comunica com seu corpo de forma igual, os nutrientes e as calorias são as mesmas. O que muda de um dia para o outro é o seu comportamento diante da comida. Nós não deveríamos ter um comportamento de segunda a sexta e outro diferente sábado. Qual a chance de isso dar certo? 

O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar

A-dieta-e-o-dia-do-lixo-casule
O pensamento de “só hoje” ou “hoje pode” muitas vezes prejudica sua dieta

O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar, assim como o pensamento de “só hoje” ou “hoje pode”. A maioria das pessoas que praticam dieta restritiva e passam vontade, estabelecem um dia de folga da dieta, permitindo comer tudo o que quiserem. A verdade é que a vida é muito curta para você só ter prazer em comer no dia do lixo.

A restrição aumenta a perda de controle diante da comida, acumula a vontade, eleva o nível de ansiedade e faz comer muito mais. Uma paciente me contou que nunca conseguiu comer um hambúrguer inteiro. Mas foi só começar uma dieta na qual ela só tinha direito a uma refeição lixo, que ela passou a aguentar o hamburger todo e ainda a batata!  Após a sensação de exagero, vem o desânimo. Começa tudo outra vez! As regras para cumprir, o mal humor e a fome.

Hoje, se eu encontrasse o gênio da lâmpada e pudesse fazer um só pedido, seria retirar da cabeça de vocês o pensamento de saudável x lixo, nenhuma comida é lixo. Nós não comemos lixo e nos compadecemos muito de quem já passou por isso em situações de extrema pobreza. Nenhuma comida é porcaria. Os porcos é que comem essa comida. Nenhuma comida é podrão. Quando algo apodrece a gente descarta, joga fora. 

Vivemos o dilema do “prazer” e “pecado”, ou seja, simultaneamente, algo que gera prazer (gosto, cheiro, convivência social, aspecto emocional, lembrança) é considerado ruim para a saúde (“engorda”, calorias vazias, comida lixo, “gordice”, faz mal).

terapia-online-casule-banner

Não encare a dieta como uma batalha

Equilibre suas escolhas, coma bem e viva bem =)

Parece que vivemos numa batalha, da comida limpa com a comida porcaria (como se essa comida sujasse seu corpo). Mas o que influencia na sua saúde é o contexto geral da sua alimentação, o seu estilo de vida como um todo, e não uma refeição livre ou recreativa em momentos pontuais.

Alimentação natural não pode ser vista como castigo ou coisa ruim. Alimentação natural não é complicada. Dentro dela cabem alimentos gostosos e de momentos sociais também. Você pode comer de tudo, mas não tudo. É pensar em equilíbrio, variedade, qualidade, em comer mais alimento verdadeiro, comida fresca e caseira e menos ultraprocessados, pacotinhos. 

Essa é a melhor forma de prevenir a obesidade: equilibrando escolhas atuais com novas opções pautadas em saúde, sem extremos, sem compensações absurdas, sem “o dia fora da dieta”, sem “o dia do lixo

Eu te convido a transformar o jeito como você vê a comida. Que tal enxergá-la como uma aliada, um instrumento para te oferecer saúde plena, alegria, convivência? Busque criar atitudes alimentares positivas. Comer saudável pode ser gostoso se você tiver criatividade e disposição. Repense! Seu corpo é sua casa. e é o único que você tem. Cuide dele com carinho.

Nutricionista Casule

A Casule é clínica pensada para a sua saúde e bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fique a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, GRATUITOS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

A dieta e o dia do lixo

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A dieta e o dia do lixo, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A dieta e o dia do lixo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This