A dieta e o dia do lixo

Atualizado em 05/08/2020
Por Redatora Casule

A dieta e o dia do lixo

Atualizado em 05/08/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A dieta e o dia do lixo

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A expressão “dia do lixo” é muito usada para definir aquele dia em que se pode comer o que quiser, em qualquer quantidade e principalmente optando por comidas muito gostosas, açucaradas, calóricas e gordurosas.

E você, já fez dia do lixo? Começa uma dieta na segunda-feira, come franguinho grelhado com salada no almoço, de noite só uma sopinha. Passa 6 dias com fome, morrendo de vontade, só para ter direito de exagerar um único dia. É como se você pensasse: deixa eu aproveitar aqui porque amanhã não posso. 

Com ou sem culpa?

E esse hábito é muito ruim, pois após o dia do lixo, vem o aumento da sensação de culpa.  Com isso, surgem as atitudes de compensação. Academia sempre lotada na segunda-feira, só para compensar o estrago do fim de semana. Tem gente que só malha para poder fazer o dia do lixo depois. Sobe na balança, vê que o peso oscilou e faz até um jejum. Só que isso é um equívoco, pois o peso oscila por muitos fatores, não só pelo que comemos. 

  • Mas será que isso dá certo?
  • Será que faz diferença comer o hambúrguer na terça ou no sábado?
  • Será que emagrece mais começar dieta na segunda ou na sexta?
  • O dia da semana muda algo no seu corpo? 

É óbvio que não: o alimento se comunica com seu corpo de forma igual, os nutrientes e as calorias são as mesmas. O que muda de um dia para o outro é o seu comportamento diante da comida. Nós não deveríamos ter um comportamento de segunda a sexta e outro diferente sábado. Qual a chance de isso dar certo? 

O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar

A-dieta-e-o-dia-do-lixo-casule
O pensamento de “só hoje” ou “hoje pode” muitas vezes prejudica sua dieta

O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar, assim como o pensamento de “só hoje” ou “hoje pode”. A maioria das pessoas que praticam dieta restritiva e passam vontade, estabelecem um dia de folga da dieta, permitindo comer tudo o que quiserem. A verdade é que a vida é muito curta para você só ter prazer em comer no dia do lixo.

A restrição aumenta a perda de controle diante da comida, acumula a vontade, eleva o nível de ansiedade e faz comer muito mais. Uma paciente me contou que nunca conseguiu comer um hambúrguer inteiro. Mas foi só começar uma dieta na qual ela só tinha direito a uma refeição lixo, que ela passou a aguentar o hamburger todo e ainda a batata!  Após a sensação de exagero, vem o desânimo. Começa tudo outra vez! As regras para cumprir, o mal humor e a fome.

Hoje, se eu encontrasse o gênio da lâmpada e pudesse fazer um só pedido, seria retirar da cabeça de vocês o pensamento de saudável x lixo, nenhuma comida é lixo. Nós não comemos lixo e nos compadecemos muito de quem já passou por isso em situações de extrema pobreza. Nenhuma comida é porcaria. Os porcos é que comem essa comida. Nenhuma comida é podrão. Quando algo apodrece a gente descarta, joga fora. 

Vivemos o dilema do “prazer” e “pecado”, ou seja, simultaneamente, algo que gera prazer (gosto, cheiro, convivência social, aspecto emocional, lembrança) é considerado ruim para a saúde (“engorda”, calorias vazias, comida lixo, “gordice”, faz mal).

terapia-online-casule-banner

Não encare a dieta como uma batalha

Equilibre suas escolhas, coma bem e viva bem =)

Parece que vivemos numa batalha, da comida limpa com a comida porcaria (como se essa comida sujasse seu corpo). Mas o que influencia na sua saúde é o contexto geral da sua alimentação, o seu estilo de vida como um todo, e não uma refeição livre ou recreativa em momentos pontuais.

Alimentação natural não pode ser vista como castigo ou coisa ruim. Alimentação natural não é complicada. Dentro dela cabem alimentos gostosos e de momentos sociais também. Você pode comer de tudo, mas não tudo. É pensar em equilíbrio, variedade, qualidade, em comer mais alimento verdadeiro, comida fresca e caseira e menos ultraprocessados, pacotinhos. 

Essa é a melhor forma de prevenir a obesidade: equilibrando escolhas atuais com novas opções pautadas em saúde, sem extremos, sem compensações absurdas, sem “o dia fora da dieta”, sem “o dia do lixo

Eu te convido a transformar o jeito como você vê a comida. Que tal enxergá-la como uma aliada, um instrumento para te oferecer saúde plena, alegria, convivência? Busque criar atitudes alimentares positivas. Comer saudável pode ser gostoso se você tiver criatividade e disposição. Repense! Seu corpo é sua casa. e é o único que você tem. Cuide dele com carinho.

Nutricionista Casule

A Casule é clínica pensada para a sua saúde e bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fique a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, GRATUITOS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

A dieta e o dia do lixo

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A dieta e o dia do lixo, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A dieta e o dia do lixo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This