Distúrbio-de-processamento-auditivo-central-e-TDAH---Blog-Casule---Fonoaudiologa-Maria-Rezende

Distúrbio de processamento auditivo central e TDAH

Atualizado em 13/03/2019
Por Redatora Casule

Distúrbio de processamento auditivo central e TDAH

Atualizado em 13/03/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Distúrbio de processamento auditivo central e TDAH

Processamento auditivo é um processo complexo que envolve diversas áreas cerebrais com a finalidade de perceber, organizar e integrar estímulos auditivos exclusivos ou concorrentes que permitem a identificação e a compreensão dos mesmos. Pessoas com o distúrbio de processamento auditivo escutam os sons, mas têm dificuldades de entendê-los, armazená-los e localizá-los.  O DPAC (Distúrbio do processamento auditivo central) é uma falha no sistema nervoso central. 

Algumas caraterísticas que pessoas com DPAC podem apresentar:

  • Dificuldade de ouvir o interlocutor na presença de ruído;
  • Dificuldade de localizar de onde vem o som;
  • Dificuldade de ler instruções e interpretá-las. Um exemplo é em relação às regras de jogos: há a capacidade de lê-las, mas a compreensão fica prejudicada;
  • Problemas em interpretar ritmo, ênfase e entonação;
  • Grande esforço para se manter concentrado;
  • Problemas de leitura, escrita e linguagem (dificuldade de contar uma estória, por exemplo).

O TDAH, por sua vez, é um distúrbio de atenção associado à hiperatividade e impulsividade, levando a problemas de atenção seletiva e sustentada, memória operacional e funções executivas com consequências na interação social, aprendizagem e organização temporal, espacial e executiva. Não existem exames específicos para seu diagnóstico, o qual depende da coleta de dados dos pais e da escola, sendo estes confrontados com os critérios do DSM-5 e escalas de avaliações específicas. 

TDAH---blog-Casule---fonoaudióloga-Maria-Rezende

Características que pessoas com TDAH podem apresentar:

  • Hiperatividade;
  • Desorganização motora e espacial;
  • Dificuldade de controle inibitório; 
  • Oscilação brusca de humor frente às frustrações;
  • Déficit de memória de trabalho não verbal e de funções executivas (pouca percepção de erros); 
  • Dificuldade em lidar com o tempo de cumprimento de tarefas, desorganização geral. 

Características comuns entre pessoas com DPAC e TDAH:

  • Desatenção auditiva;
  • Pouca memorização auditiva;
  • Dificuldades de leitura e de escrita e baixo rendimento escolar.

É importante que, em relação à criança a ser diagnosticada, na eminência de um destes dois transtornos, seja investigada a presença concomitante do outro. Como o diagnóstico do DPAC é realizado por meio de testes e exames bem específicos, muitas vezes descobre-se o DPAC e esquece-se da possibilidade da criança também ter TDAH. 

terapia-online-casule-banner

Tratamento indicado:

Para Distúrbio de Processamento Auditivo

Todas as dificuldades que aparecem no DPAC podem ser revertidas se tratadas adequadamente por equipe multiprofissional. O trabalho específico do profissional de Fonoaudiologia é, de forma direta, a intervenção terapêutica denominada Treinamento Auditivo. O Treinamento Auditivo, baseando-se no fato de que o cérebro humano é um órgão capaz de modificar e reorganizar suas conexões neurais, é uma técnica terapêutica que busca produzir essa reorganização neural no paciente por meio da aplicação de exercícios específicos e estimulação verbal e não verbal em diferentes contextos clínicos. A intervenção indireta ocorre com a orientação aos pais e aos educadores quando a adaptações necessárias na rotina diária.

Para TDAH

Além do uso de medicação, na diminuição e controle dos sintomas de TDAH são utilizadas algumas eficientes terapias, muitas vezes com atuação de equipe multiprofissional, e que tendem a produzir melhora considerável nos pacientes. A atuação do profissional de Fonoaudiologia envolve, a depender do quadro clínico específico de cada paciente: o aprimoramento das habilidades comunicativas (organização do discurso e ampliação do repertório linguístico), o aprimoramento do processamento auditivo (principalmente em relação às habilidades de atenção auditiva), e a aquisição ou aprimoramento das habilidades de leitura e escrita.

Palavras chaves: Distúrbio de Processamento auditivo central, TDAH, sintomas, tratamento.

Fonte: scielo, Neurosaber

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Distúrbio de processamento auditivo central e TDAH

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Distúrbio de processamento auditivo central e TDAH, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Distúrbio de processamento auditivo central e TDAH.

0 comentários

Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...

Por que me preocupo tanto?

Nós nos preocupamos com uma ampla variedade de coisas, desde tarefas mais simples do dia a dia, como não atrasar-se para um compromisso, até problemas mais graves e complexos.
Leia mais

O que faz um casamento dar certo ou dar errado?

O para sempre, sempre acaba! Homem não presta! Casou, acabou! Você já deve ter escutado e até ter sido vítima de alguma dessas crenças que nos são passadas de geração em geração. Mas será que são regras ou apenas crenças?
Leia mais
O-que-faz-um-casamento-dar-certo
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This