A bioimpedância é um aparelho moderno e tecnológico usado para avaliar a composição corporal do paciente durante o acompanhamento nutricional.
Para quê serve?
Ela é capaz de apontar o percentual de gordura corporal e de massa magra de forma muito fidedigna, além de segmentar essas informações para os braços, pernas e tronco. Podemos descobrir através desta avaliação o seu nível de hidratação, a ingestão calórica diária recomendada para você, sua idade metabólica estimada, índice de gordura visceral, entre outras informações importantes.
Por que fazer?
Estes resultados vão trazer clareza para a nossa nutricionista, proporcionando que ela tome uma conduta mais assertiva ao seu objetivo. Por exemplo: ela poderá dar orientações de como manter seu corpo hidratado, se seu nível de hidratação estiver baixo. Planejará um cardápio baixo em carboidrato se seu percentual de gordura estiver elevado. Fará encaminhamento médico caso o índice de gordura visceral não estiver dentro da média e oferecerá as orientações nutricionais devidas.
Após realizar o plano alimentar proposto, utilizar os manipulados, fazer mudanças no estilo de vida, o exame pode ser repetido para avaliarmos os resultados e renovarmos a conduta.
Este exame também pode ser mostrado ao seu personal trainer e ao seu médico de confiança, para que, junto com a nutricionista, eles possam traçar planos para alcançar seu maior potencial de saúde.
Como funciona?
Ela é bem parecida com uma balança comum: no local onde os pés encostam na bioimpedância estão 4 eletrodos. Há uma haste para que o paciente segure com as mãos e ali estão mais 4 eletrodos. Através destes pontos, uma corrente elétrica imperceptível irá passar pelo corpo e dentro de segundos estarão registradas todas as informações importantes citadas acima. É um método indolor e não invasivo.
Quem pode fazer?
Qualquer pessoa que esteja em acompanhamento nutricional e que busque emagrecimento, ganho de massa magra, prevenção de doenças, mudanças no estilo de vida, pode usar a bioimpedância como parâmetro de avaliação corporal. Quem não está em acompanhamento nutricional também pode realizar a avaliação por bioimpedância de forma isolada, avulsa. Não é um exame indicado para gestantes e usuários de marca-passo.
É preciso fazer um preparo?
Sim, para que os resultados sejam mais fidedignos pedimos que vá ao exame com jejum de 4 horas (água e alimentos); que não consuma bebida alcoólica nas 48 horas anteriores ao exame; que não use medicamentos diuréticos nos 7 dias que antecedem o exame; que as mulheres não estejam no período menstrual ou pré menstrual (3 dias que antecedem a menstruação e nos 3 primeiros dias do fluxo menstrual); que o paciente não passe cremes ou óleos nas mãos e pés; que no momento do exame retire adornos (brincos, anéis, pulseiras, etc); que não realize atividade física nas 8 horas que antecedem o exame; e que urine nos 30 minutos que antecedem o exame.
E então, gostou deste método?
Agende seu horário e venha experimentar a bioimpedância!