Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

Atualizado em 30/05/2022
Por Caroline Oliveira

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

Atualizado em 30/05/2022
Por Caroline Oliveira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

Já se questionou sobre isso? Teve algum dificuldade em encontrar seu propósito? Algumas pessoas vivem a vida toda tentando descobrir o propósito de sua existência, algumas têm mais dificuldades que outras.

Nesse texto, vou falar um pouco sobre o propósito de vida e como você pode conseguir encontrar o seu.

Algumas pessoas passam a vida inteira buscando esse direcionamento, enquanto outras não têm anseio para encontrar o seu propósito. Quem procura esse guia para sua vida, pode buscar a resposta em instituições religiosas, autoconhecimento, cursos, retiros espirituais e viagens. E, você sabe o motivo dessa busca em tantos lugares diferentes? Por que nem sempre o nosso propósito é claro!

Você pode sentir vontade de colocar um projeto ou uma ideia em prática, mas não consegue dizer exatamente o que é. Por isso, a caminhada para encontrar o propósito da sua vida exige paciência e dedicação.

Essa busca constante pode gerar angústia na pessoa, por ver as pessoas ao seu redor conseguindo e conquistando seu propósito e ela se encontra “parada”, sem nem saber qual é o seu. Essa angustia pode acarretar ansiedade e até mesmo depressão, por se sentirem incompletas e infelizes. Ter um propósito de vida ajuda a pessoa a estabelecer metas, o que incentiva a pessoa a se mover em busca desse objetivo final.

Mas, o que é ter um proposito de vida?

O propósito de vida não é algo definitivo que vai dominar sua vida e também não é sua profissão, como muitas pessoas pensam. O propósito de vida tem a ver com um norte que te guiar/direcionar, baseado em seus valores e interesses. É basicamente ter um sentido na vida, uma razão para continuar seguindo. E, isso, naturalmente, pode mudar com o passar dos anos.

Você que está lendo esse texto, já conversou consigo mesmo sobre seu futuro? Sobre seu objetivo maior? Tudo bem se você não tem planos, se você vive um dia de cada vez, mas é legal ter uma ideia do como será e do que você almeja para o seu futuro em semanas, meses e anos.

Pessoas que passam a vida sem um sentido, podem ser menos empenhadas em suas funções e, com isso, ter menos interesse nos seus afazeres e na vida de modo geral.

Esse desinteresse vira até uma comparação com as pessoas ao seu redor. ‘Enquanto o mundo gira, eu estou aqui parado, sem expectativa de futuro e de vida’.

Isso pode atrapalhar ainda mais a pessoa a descobrir seu propósito, o desanimo e o desinteresse alimentam a ansiedade e a depressão, gerando um ciclo que fica cada vez mais difícil de sair.

Ter uma vida com um propósito ajuda a pessoa a ter uma razão para continuar a seguir sua vida e fica mais fácil concentrar-se no que é realmente importante. Quando a pessoa tem um foco/objetivo fica mais fácil se manter longe de distrações. 

Outra situação é que quando a pessoa tem um propósito de vida ela consegue lidar melhor com as dificuldades. Não importa o que aconteça, ela busca novas formas de agir, de lidar com aquele empecilho, porque no final, ela tem um objetivo maior.

E como então, encontramos nosso propósito? Aqui vai algumas dicas para você se guiar nessa busca do propósito de vida:

Faça perguntas para você: O que eu quero para minha vida? Onde eu me vejo daqui 2, 3, 5 ou 10 anos? O que me motiva a seguir todos os dias?
Analise suas habilidades, você é bom em que? As suas habilidades e talentos podem ajudar você no seu direcionamento.
Dedique um momento do seu dia, semana ou mês para analisar seus desejos e se você está trabalhando em cima de conquistá-los.
Tenha calma no seu processo, de descoberta do propósito e no alcance dele.
E, principalmente tenha autoconhecimento! Conhecer você, suas dificuldades, suas facilidades te ajuda muito a saber como alcançar seu propósito.

Para ter mais autoconhecimento te convido a fazer psicoterapia!

Sua jornada é única, cada pessoa tem seu caminho e dentro da terapia é possível trabalhar técnicas e ferramentas que te ajudarão a clarear sua mente.



Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

terapia-online-casule-banner

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga clínica formada pelo Centro Universitário de Juiz de Fora e pós graduanda em Terapias Cognitivas, pela UNIFAGOC. Atende: Crianças, Adolescentes e Adultos.
Casule Play

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você já parou para pensar no seu propósito de vida?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Caroline Oliveira, aqui no Blog.
Psicóloga clínica formada pelo Centro Universitário de Juiz de Fora e pós graduanda em Terapias Cognitivas, pela UNIFAGOC. Atende: Crianças, Adolescentes e Adultos.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você já parou para pensar no seu propósito de vida?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

A autocobrança excessiva é entendida como uma super exigência que fazemos para nos disciplinar a alcançar um determinado objetivo. Porém, como o próprio nome já diz, a autocobrança é uma pressão interna, uma “voz” interna que é extremamente exigente com você e que não minimiza a cobrança apesar de qualquer situação.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This