8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Atualizado em 23/05/2022
Por Naline Nogueira

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Atualizado em 23/05/2022
Por Naline Nogueira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Tem dias que você acorda e não se sente satisfeito com o que é? Não consegue sentir orgulho do que faz e das suas conquistas? Tem dificuldade de enxergar seus pontos fortes e suas qualidades? Pois é, você pode estar com baixa autoestima e isso é muito comum de acontecer. 

Buscar meios para melhorar a autoestima é um grande passo. Seja através da leitura de um livro sobre o assunto, pesquisas, assistindo vídeos ou mesmo através da ajuda profissional. 
Cada pessoa vai encontrar a melhora maneira de lidar com o ‘problema’. O mais importante é tomar o primeiro passo de querer melhorar.

Hoje, é muito comum as pessoas não se admirarem, principalmente em um mundo cheio de cobranças internas e externas. 
Nesse texto, vou explicar o que é autoestima e aproveitar para deixar umas dicas de como podemos melhor sempre nossa autoestima.   

Afinal, o que é autoestima? 
A autoestima é como enxergamos e compreendemos a nós mesmos. Ela é constituída com base em nossas próprias experiências que influenciam em nossas atitudes e nos posicionamentos de hoje e do futuro, seja como os outros nos enxergas e na nossa autoimagem.
A baixa autoestima pode interferir em diversos aspectos da nossa vida, inclusive na forma como nos comportamos e em nossas atitudes. Isso pode interferir na saúde mental e física, comprometendo o nosso bem-estar. 

Esse comprometimento pode colaborar no desenvolvimento e na intensificação de alguns transtornos, como ansiedade, depressão e até quadros de transtornos alimentares (anorexia, bulimia e obesidade).
Além dessas interferências, ela também pode comprometer o seu trabalho e sua vida pessoal.
Os sentimentos derivados da baixa autoestima manifestam-se em diversos momentos e formas. 

Em algum momento do seu trabalho você já se questionou: tenho capacidade/potencial de estar aqui? Será que sou bom o suficiente no que eu faço? Fulano é mais capacitado para lidar com essa situação?
Ou mesmo já se comparou, fisicamente, com as pessoas? Normalmente, se colocando em uma posição de inferioridade, com o pensamento de que elas são mais bonitas, interessantes e inteligentes. Por isso, conseguem relacionamentos e amizades melhores. 

Alguns sinais que indicam que você está a autoestima baixa: 
– Fazer muitas comparações com outras pessoas;
– Ter uma visão negativa sobre si e sobre situações que vivência;
– Não reconhecer e confiar em seu crescimento pessoal e profissional;
– Não se posicionar ou apresentar ideias por medo de não serem aceitas e validadas; 
– Tem dificuldade de reconhecer suas habilidades, aptidões, experiências e valores;
– Acredita não merecer suas conquistas;
– Tem dificuldade de dizer não. 

Agora, vamos para a parte boa?!

Após descobrir o que é autoestima e alguns sinais que podem indicar a falta dela, veja algumas dicas que vão te ajudar a melhorar:

– Autoconhecimento: se conhecer é muito importante para definir seus valores, qualidades, o que tem de melhor para oferecer a si mesmo e aos outros;
– Se cuidar: tirar um momento para fazer algo que gosta, comer sua comida favorita, cuidar da sua pele e do seu cabelo, tirar um momento para relaxar;
– Reconheça e respeite seus limites;
-Tente não se cobrar tanto, faça o que você consegue e pode no momento;
– Evite se comparar com outras pessoas, cada pessoa é única;
– Adote bons hábitos; 
– Aceite elogios; 
– Viva sua vida: foque, preocupe-se e dedique-se a você.
 
Gostou das dicas? 
Elas são muito importantes para melhorar a autoestima.
Comece hoje mesmo a colocá-las em prática.
Mas lembre-se, é muito importante o acompanhamento profissional para que o seu quadro de baixa autoestima não se agrave. Com a terapia, esse processo pode se tornar mais simples e fácil.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

terapia-online-casule-banner

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga clínica formada pelo Centro Universitário de Juiz de fora e pós graduanda em Terapias Cognitivas pela UNIFAGOC. Atende: Crianças, Adolescentes e Adultos.
Casule Play

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre 8 Dicas para melhorar a sua autoestima, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Naline Nogueira, aqui no Blog.
Psicóloga clínica formada pelo Centro Universitário de Juiz de fora e pós graduanda em Terapias Cognitivas pela UNIFAGOC. Atende: Crianças, Adolescentes e Adultos.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: 8 Dicas para melhorar a sua autoestima.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

A autocobrança excessiva é entendida como uma super exigência que fazemos para nos disciplinar a alcançar um determinado objetivo. Porém, como o próprio nome já diz, a autocobrança é uma pressão interna, uma “voz” interna que é extremamente exigente com você e que não minimiza a cobrança apesar de qualquer situação.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

A autocobrança excessiva é entendida como uma super exigência que fazemos para nos disciplinar a alcançar um determinado objetivo. Porém, como o próprio nome já diz, a autocobrança é uma pressão interna, uma “voz” interna que é extremamente exigente com você e que não minimiza a cobrança apesar de qualquer situação.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This