TOC infantil: Como identificar e lidar com o transtorno nas crianças?

TOC infantil: como identificar e lidar com o transtorno nas crianças?

Atualizado em 17/05/2016
Por Redatora Casule

TOC infantil: como identificar e lidar com o transtorno nas crianças?

Atualizado em 17/05/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

TOC infantil: como identificar e lidar com o transtorno nas crianças?

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo – que se popularizou com sua sigla, TOC – é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade desgastante e difícil de lidar para os adultos. Mas você sabia que ela tem, em muitos casos, seu início na infância? Veja como identificar e ajudar os pequenos a lidarem com o problema.

TOC: o que é

 O TOC é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. “A obsessão se manifesta através de pensamentos, ideias e imagens recorrentes que a pessoa não consegue controlar”,“Para se livrar desses pensamentos e aliviar a ansiedade, ela precisa realizar algum tipo de comportamento que se torna repetitivo”. Essas pessoas acreditam que se não realizarem esse ritual, algo de terrível poderá acontecer.

Causas do TOC

Ainda não se sabe exatamente quais são os causadores do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, mas existem estudos que sugerem que alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam o neurotransmissor serotonina podem estar relacionadas ao seu desenvolvimento. Além disso, fatores psicológicos e familiares também são possíveis causas.

terapia-online-casule-banner

TOC na infância

O TOC infantil pode aparecer entre os 3 e 4 anos de idade, mas o diagnóstico ainda não pode ser fechado nessa fase. Caso os sintomas apareçam na criança, o ideal é procurar um psicólogo que ajudará os pais e a criança a lidarem bem com o distúrbio. Também é importante procurar um médico para acompanhar a criança desde cedo.

Sintomas do TOC: identifique no seu filho

A frequência de certos rituais e a intensidade com que eles são feitos devem ser levadas em consideração. “Em geral, eles se manifestam na área da limpeza, checagem ou conferência, contagem, organização, simetria, colecionismo e podem variar com a evolução da doença”. Fique atento, por exemplo, caso seu filho lave as mãos repetidamente ou conte os passos sempre até um determinado número.

Meu filho tem TOC. E agora?

O TOC não tem cura, mas pode ser tratado com ajuda da psicoterapia e, em alguns casos, medicação. A família também tem papel importante na evolução do transtorno. A recomendação da psicóloga é agir da maneira mais natural possível com a criança que tem TOC, os sintomas não devem ser o foco

FONTE:http://www.bolsademulher.com/bebe/toc-infantil-como-identificar-e-lidar-com-o-transtorno-nas-criancas

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

TOC infantil: como identificar e lidar com o transtorno nas crianças?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre TOC infantil: como identificar e lidar com o transtorno nas crianças?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: TOC infantil: como identificar e lidar com o transtorno nas crianças?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This