Terapia Cognitiva sexual - Psicóloga - Pedrita - Casule

Terapia Cognitiva sexual

Atualizado em 16/07/2018
Por Redatora Casule

Terapia Cognitiva sexual

Atualizado em 16/07/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Terapia Cognitiva sexual

A terapia cognitiva sexual (TCS) é um tipo de psicoterapia da abordagem cognitivo-comportamental, especialmente desenvolvida para tratar as dificuldades relacionada à sexualidade.

Ela alia intervenções clínicas da TCC a um entendimento profundo das questões da sexualidade humana. Há evidências que mostram que não apenas a ansiedade, mas diversas emoções negativas estão associadas às disfunções sexuais.

O foco do tratamento são as crenças e os processos cognitivos disfuncionais que fazem com que o indivíduo fique ansioso, frustrado e ou chateado com a ideia de relação sexual. A psicoterapia utilizará de estratégias cognitivistas a nível do pensamento, das crenças centrais e intermediárias dos pacientes além da regulação das emoções e mudança comportamental.

Nesta terapia o paciente ou o casal vai gradualmente tomando consciência sobre suas crenças e padrões distorcidos, aprendendo a modificá-los. As crenças distorcidas a respeito de sexo, bem como a forma como o indivíduo interpreta as situações sexuais, tem impacto direto na maneira como a pessoa se sente, em como o organismo se prepara para a relação sexual e na maneira como se comporta sexualmente.

terapia-online-casule-banner

A terapia cognitiva sexual é uma proposta integrativa de psicoterapia, de fundamentação teórica baseada em evidências científicas, sob a ótica cognitivo-comportamental-contextual do funcionamento psicológico. Engloba a conceitualização de caso específica, técnicas particularmente pensadas para tratar as disfunções sexuais e promover uma relação com o sexo mais saudável e prazerosa.

Ao longo da terapia, o paciente vai experimentando novas formas de agir, ganhando controle sobre os pensamentos que distraem sua atenção na hora do ato sexual. O objetivo final da abordagem é ensinar o paciente a se comunicar melhor com o seu parceiro e a ter uma vida sexual afinada com suas reais necessidades.

Referência: Avaliação e intervenção na clínica em terapia cognitivo-comportamental: a prática ilustrada. Araújo, N. G., Rubino, J. P. Oliveira, M. I. S – Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018.

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Terapia Cognitiva sexual

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Terapia Cognitiva sexual, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Terapia Cognitiva sexual.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This