Tarefas domésticas servem somente para manter a casa organizada ou também ajudam no desenvolvimento do seu filho? - casule

Tarefas domésticas servem somente para manter a casa organizada ou também ajudam no desenvolvimento do seu filho?

Atualizado em 04/12/2017
Por Redatora Casule

Tarefas domésticas servem somente para manter a casa organizada ou também ajudam no desenvolvimento do seu filho?

Atualizado em 04/12/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tarefas domésticas servem somente para manter a casa organizada ou também ajudam no desenvolvimento do seu filho?

Incentivar uma criança pequena a ajudar em algumas tarefas domésticas, como organizar seus próprios brinquedos é muito importante. E é nessa fase que as crianças começam a desenvolver noções de responsabilidade e cooperação, sendo o momento ideal para que os pais mostrem aos filhos a importância de certos hábitos.Em alguns casos, crianças estão mais acostumadas a receber muito dos pais e a dar pouco de si, e por isso a atribuição de algumas tarefas diárias desperta na criança o sentimento de autoconfiança e o senso de colaboração.

As crianças ao guardar seus materiais escolares e brinquedos, por exemplo, aprendem a cuidar dos próprios pertences enquanto fortalecem o vínculo de convivência com os pais. Ao mesmo tempo, é importante garantir que tudo seja feito com diversão, já que nessa fase as crianças precisam brincar para estimular o desenvolvimento e a criatividade. É importante dizer também que o incentivo à criança jamais deve ser posto como uma ordem.

Em vez de forçar seu filho a guardar os brinquedos, por exemplo, realize a tarefa junto com ele, explicando carinhosamente porque é preciso manter a organização dos seus pertences. Além disso, faça com que a criança se sinta importante na realização da tarefa; dessa forma, ela associará a ação a algo positivo.

Outra questão a ser discutida é: Se concentre no que você quer que seu filho aprenda; ou seja, pode ser que seu filho demore um tempo para terminar determinada tarefa, e ele talvez não faça tão bem quanto você gostaria. Se isso acontecer, não tome frente e nem faça a tarefa você mesmo. Lembre-se que seu objetivo não é que seu filho faça a tarefa tão bem quanto um adulto, mas sim ensiná-lo a ser responsável. E não se esqueça, as tarefas deixam a família mais unida, pois os filhos que ajudam em casa aprendem que são importantes e que têm responsabilidades. Por isso, ensine seu filho a gostar de ajudar!

 

Dê tarefas de acordo com a capacidade do seu filho. Talvez você fique surpreso de ver como ele vai gostar de ajudar:

2 a 3 anos:

– Guardar os próprios brinquedos em caixas;

– Colocar a roupa suja dentro do cesto;

– Ajudar a levar materiais de plástico para a mesa;

4 aos 5 anos:

– Arrumar os brinquedos no quarto;

– Ajudar a arrumar a cama;

terapia-online-casule-banner

6 aos 7 anos:

– Recolher o lixo pela casa;

– Dobrar toalhas;

– Ajudar a varrer o chão;

8 aos 9 anos:

– Guardar as compras;

– Levar o cachorro para passear;

10 aos 11:

– Limpar a cozinha;

– Buscar a correspondência;

À partir dos 12 anos:

– Ajudar nas compras da casa;

– Fazer um bolo;

– Tomar conta dos irmãos mais novos.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Tarefas domésticas servem somente para manter a casa organizada ou também ajudam no desenvolvimento do seu filho?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Tarefas domésticas servem somente para manter a casa organizada ou também ajudam no desenvolvimento do seu filho?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Tarefas domésticas servem somente para manter a casa organizada ou também ajudam no desenvolvimento do seu filho?.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This