Incentivar uma criança pequena a ajudar em algumas tarefas domésticas, como organizar seus próprios brinquedos é muito importante. E é nessa fase que as crianças começam a desenvolver noções de responsabilidade e cooperação, sendo o momento ideal para que os pais mostrem aos filhos a importância de certos hábitos.Em alguns casos, crianças estão mais acostumadas a receber muito dos pais e a dar pouco de si, e por isso a atribuição de algumas tarefas diárias desperta na criança o sentimento de autoconfiança e o senso de colaboração.
As crianças ao guardar seus materiais escolares e brinquedos, por exemplo, aprendem a cuidar dos próprios pertences enquanto fortalecem o vínculo de convivência com os pais. Ao mesmo tempo, é importante garantir que tudo seja feito com diversão, já que nessa fase as crianças precisam brincar para estimular o desenvolvimento e a criatividade. É importante dizer também que o incentivo à criança jamais deve ser posto como uma ordem.
Em vez de forçar seu filho a guardar os brinquedos, por exemplo, realize a tarefa junto com ele, explicando carinhosamente porque é preciso manter a organização dos seus pertences. Além disso, faça com que a criança se sinta importante na realização da tarefa; dessa forma, ela associará a ação a algo positivo.
Outra questão a ser discutida é: Se concentre no que você quer que seu filho aprenda; ou seja, pode ser que seu filho demore um tempo para terminar determinada tarefa, e ele talvez não faça tão bem quanto você gostaria. Se isso acontecer, não tome frente e nem faça a tarefa você mesmo. Lembre-se que seu objetivo não é que seu filho faça a tarefa tão bem quanto um adulto, mas sim ensiná-lo a ser responsável. E não se esqueça, as tarefas deixam a família mais unida, pois os filhos que ajudam em casa aprendem que são importantes e que têm responsabilidades. Por isso, ensine seu filho a gostar de ajudar!
Dê tarefas de acordo com a capacidade do seu filho. Talvez você fique surpreso de ver como ele vai gostar de ajudar:
2 a 3 anos:
– Guardar os próprios brinquedos em caixas;
– Colocar a roupa suja dentro do cesto;
– Ajudar a levar materiais de plástico para a mesa;
4 aos 5 anos:
– Arrumar os brinquedos no quarto;
– Ajudar a arrumar a cama;
6 aos 7 anos:
– Recolher o lixo pela casa;
– Dobrar toalhas;
– Ajudar a varrer o chão;
8 aos 9 anos:
– Guardar as compras;
– Levar o cachorro para passear;
10 aos 11:
– Limpar a cozinha;
– Buscar a correspondência;
À partir dos 12 anos:
– Ajudar nas compras da casa;
– Fazer um bolo;
– Tomar conta dos irmãos mais novos.