Surto psicótico!

Atualizado em 09/07/2015
Por Redatora Casule

Surto psicótico!

Atualizado em 09/07/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Surto psicótico!

casule-psicologia-surto

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo

Como é o surto psicótico

A pessoa repentinamente, e sem aviso, passa a ter:

– Delírios ou alucinações ou seja passar a ver ou ouvir coisas que não estão acontecendo.

– Falar de forma desorganizada, rápido demais ou fala coisas muito incoerentes.

– Se comportar de forma incoerente ou fica catatônica (paralisada e sem qualquer reação).

– Tumulto emocional.

– Oscilação de humor deprimido para euforia, e vice versa,  muito acentuada.

Esta explicação é importante pois muitas pessoas chamam de surto psicótico quando alguém teve um comportamento agressivo repentino em resposta a um dessagrado, por exemplo alguém que foi cobrada indevidamente no restaurante e agiu impulsivamente gritando ou batendo na mesa.

Dizer que a pessoa “surtou” quando reagiu de forma intensa pode não ser correto quanto ao termo mas é correto quanto à percepção de que reações desproporcionais são sinais de que a pessoa não está bem psicologicamente. Seria muito interessante que esta pessoa entre em psicoterapia e identifique o porque destas reações para que o psicólogo aplique técnicas de reestruturação cognitiva para ajuda-lo a pensar de forma mais equilibrada e ter reações que tragam o resultado desejado (pois agredir e bater na mesa com certeza não resultará em algo positivo).

Porque as pessoas tem surtos psicóticos

Em alguns casos é possível que a doença chamada Esquizofrenia esteja aparecendo.

Em outros casos é possível que a pessoa tenha feito uso de substancias alucinógenas ou medicações que tiveram forte efeito colateral.

terapia-online-casule-banner

O surto psicótico também  pode surgir em decorrência de alguma condição médica geral como por exemplo um hematoma subdural.

Também pode surgir em decorrência de eventos extremamente estressantes ou um único evento muito estressante como por exemplo a morte de uma pessoa muito importante e querida, a perda do emprego quando a situação geral for muito delicada e esta perda acarretaria muitas outras perdas, ou quando a pessoa for frágil emocionalmente e mesmo que o evento estressante não causaria maiores danos a outras pessoas para ele acaba sendo muito mais significativo.

Consequências do surto psicótico

A pessoa pode ter fortes consequências mesmo que o tempo do surto tenha sido pequeno pois nestas condições ele não poderá tomar decisões importantes e poderá não se alimentar ou cuidar de sua própria higiene – devido aos seus delírios.

Há risco de suicídio neste momento principalmente em pessoas mais jovens.

Quem pode ter um surto psicótico

Qualquer pessoa está arriscada a passar por isso, mas as pessoas que sofrem estresse intenso e continuo, as pessoas com transtornos de personalidade – Paranóide, Histriônica, Narcisista, Esquizotípica ou Borderline – correm maior risco.

Ocorre com maior frequência entre os 20 e 30 anos.

Pessoas com transtorno bipolar podem passar por surtos psicóticos com maior frequência que outras pessoas.

Ouvir vozes em cerimônias religiosas é considerado surto psicótico?

Não. Geralmente estas vozes não persistem e não consideradas anormais pelos membros de sua comunidade religiosa, sendo algumas vezes até considerado desejável pelo grupo religioso.

Uma pessoa pode simular um surto psicótico

Sim. Um bom ator, ou até mesmo uma pessoa que não seja da área das artes cênicas pode simular um surto, mas a necessidade de chamar a atenção para si com este comportamento também se mostra significativo em termos de saúde psicológica.

Como é o tratamento da pessoa com surto psicótico

A psicoterapia irá analisar a história de vida desta pessoas e identificar a possibilidade de esquizofrenia na família, eventos estressores que possam ter causado o surto ou fragilidades emocionais próprias deste paciente.

O psicólogo trabalhará no sentido de fortalecer esta pessoa para que ela tenha maior resistência psicológica aos eventos negativos da vida. Poderá ensinar assertividade se perceber que ele não sabe dizer “não” na hora certa. Trabalhará seus pensamentos disfuncionais para que a ansiedade seja melhor controlada e a depressão evitada.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/surto-psicotico.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Surto psicótico!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Surto psicótico!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Surto psicótico!.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This