Síndrome de Pinóquio!

Atualizado em 20/08/2015
Por Redatora Casule

Síndrome de Pinóquio!

Atualizado em 20/08/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Síndrome de Pinóquio!

casule-psicologia-pinoquio

Síndrome de Pinóquio é conhecida também como “mentira patológica” ou “mitomania”. Esta patologia é caracterizada por compulsão irremediável por mentir; o indivíduo que sofre deste distúrbio vive uma vida repleta de mentiras para justificar ações, ajustar a autoestima e a insatisfação pessoal. Algumas pessoas mentem conscientemente para conseguir lucro, mas o mentiroso patológico fala mentiras de forma muito espontânea e pouco planejada. Mentir faz parte do processo de vida que, envolvido em uma dinâmica de farsa e engano, não consegue parar de mentir.

De uma mentira descoberta, manipula e envolve de tal maneira que fala outra mentira para compensar, entrando em um ciclo de mentiras.

O mentiroso patológico sabe que é mentira, mas como a verdade é dolorosa, acaba acreditando em suas próprias fábulas.

Os principais sinais que caracterizam a mitomania são:

– As histórias que a pessoa conta não são ilusões e não são totalmente incertas, uma vez que muitas vezes têm traços de verdade.

terapia-online-casule-banner

– A tendência à mentira é prolongada, uma vez que é um traço de personalidade e não situações relacionadas ao ambiente social.

– As histórias e mentiras geralmente são descritas de forma positiva e favorável.

– O mentiroso compulsivo passa a acreditar que os eventos imaginados ocorreram, negando veemente que esses eventos são fantasias de sua mente.

A mitomania não é inofensiva, tem efeitos colaterais em diferentes níveis sociais e psicológicos. No âmbito social, mitômano geralmente perde a credibilidade e é rotulado. Em nível familiar é definido como uma pessoa pouco imprudente e confiável. E em nível de contatos e amigos, tem muita dificuldade em manter os relacionamentos sociais, tendem a distanciar-se e acabam afastados.

O tratamento para as pessoas com essa síndrome é a psicoterapia, embora seja difícil o mitômano procurar ajuda. Geralmente é necessário o auxílio da família que percebe essas mentiras frequentes, auxiliando no tratamento psicológico. O tratamento visa trabalhar a autoestima, as consequências do processo vicioso e mudança de crenças centrais.

FONTE:http://br.mundopsicologos.com/artigos/sindrome-de-pinoquio

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Síndrome de Pinóquio!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Síndrome de Pinóquio!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Síndrome de Pinóquio!.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This