Como identificar um transtorno de personalidade histriônica

Atualizado em 29/06/2015
Por Redatora Casule

Como identificar um transtorno de personalidade histriônica

Atualizado em 29/06/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como identificar um transtorno de personalidade histriônica

casule-psicologia-juiz-de-fora-

terapia-online-casule-banner

O transtorno de personalidade histriônica caracteriza-se por uma emotividade excessiva e por a necessidade de chamar continuamente a atenção através de comportamentos impróprios para a situação. As pessoas com este transtorno precisam de se sentir o centro de atenção para se sentirem cômodas, costumam aborrecer-se rapidamente da rotina e têm um comportamento que se carateriza pela sedução e provocação. O transtorno de personalidade histriônica começa no início da idade adulta e pode dar-se em diversos contextos sócio-econômicos. De seguida, mostramos-lhe,

como identificar um transtorno de personalidade histriônica.

  • Comportamentos. As pessoas que têm este transtorno tendem a chamar continuamente a atenção com os seus comportamentos. São pessoas que não passam despercebidas, seja pelas suas palavras, pela sua forma de falar ou comentários. São “a alma da festa” ou os que animam uma reunião. Quando por diversos motivos, não são o centro de atenção, não se sentem cômodas e chegam a sentir-se desprezadas.

  • Emoções. Costumam exagerar nas emoções. A sua expressão emocional é superficial e rapidamente modifica. Se se sentem mal, muitas vezes fazem uma espécie de obra teatral lamentado-se, e chorando, para de seguida mudarem de ânimo e sentirem-se as pessoas mais felizes do mundo.

  • Comportamento sedutor. Preocupam-se muito com a sua roupa e por estarem fisicamente em forma. O seu comportamento provocador e sedutor estende-se às relações interpessoais no geral, não está centrado em nada específico, mas está sim dirigido às suas diversas relações laborais, sociais, etc.

  • Comunicação. Quem sofre deste transtorno tem uma forma de falar excessivamente superficial e com falta de detalhes. Quando vão dar algum tipo de opinião parecem fortes em relação ao que pensam, mas logo a seguir, as explicações que dão acerca disso costumam ser superficiais e sem sentido.

  • Expressão corporal. Quando falam, muitas vezes acompanham-no com gesticulações e expressões exageradas. Costumam falar em excesso e utilizar um tom de voz elevado. Devido a este tipo de comportamento tendem a ser consideradas pelos outros como pessoas superficiais, dependentes, exigentes e sem autenticidade.

  • Dependentes. Consideram que necessitam de outras pessoas que cuidem delas, é por isso, que procuram ser o centro de atenção para essas pessoas. Procuram a aprovação contínua das outras pessoas modificando a sua atitude e forma de ser, de acordo com a situação em que se encontram. Perante os problemas que possam surgir, exageram com lágrimas dramáticas, ataques de raiva, para poder manipular os outros.

  • Relações interpessoais. As pessoas com transtorno de personalidade histriônica, costumam considerar as suas relações mais íntimas do que na realidade são. Perante esta situação, tendem a ser mais exigentes com pessoas que recém conhecem. Podem chegar a ser muito efusivos com alguém que viram apenas um par de vezes, ou chegar a fazer reclamações.

  • Relações de parceiro. Têm dificuldade para alcançar a intimidade emocional nas suas relações. Para conseguirem o afeto do outro manipulam as suas relações através de crises emocionais, gerando ciumes, etc. Costumam mudar de parceiro constantemente, uma vez que se aborrecem facilmente.

FONTE:http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-identificar-um-transtorno-de-personalidade-histrionica-1953.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Como identificar um transtorno de personalidade histriônica

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como identificar um transtorno de personalidade histriônica, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como identificar um transtorno de personalidade histriônica.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This