Quando buscar ajuda psicológica para o meu filho?

Atualizado em 03/11/2021
Por Taiane Oliveira

Quando buscar ajuda psicológica para o meu filho?

Atualizado em 03/11/2021
Por Taiane Oliveira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando buscar ajuda psicológica para o meu filho?

Existem várias situações na infância que devemos ficar atentos, pois pode indicar uma possível necessidade da intervenção de um profissional da psicologia, a depender das demandas da criança, bem como dos prejuízos que está trazendo para sua vida e para suas relações (com família e amigos).

Mesmo com pouca idade, a criança pode estar em sofrimento e dependendo da ordem desse sentimento ele pode atrapalhar seu desenvolvimento, gerar culpa por não conseguir alcançar determinada expectativa dos adultos, irritabilidade, comportamentos agressivos e baixa autoestima, por exemplo.

Tudo isso irá refletir na forma que seu filho aprende a lidar com situações adversas.

Quando devo buscar ajuda psicológica para o meu filho?

Quando identificamos algum comportamento considerado problema na criança, é importante ficar atento aos mais variados sinais, que podem ser de ordem genética, ou de contextos familiares, escolares e sociais que a criança faz parte. 

Sabemos que ainda há preconceitos relacionados à busca de ajuda psicológica e isso acontece nas mais variadas idades e classes sociais. No entanto, é preciso destacar que, caso os problemas apresentados sejam ignorados, a falta de tratamentos terapêuticos específicos e efetivos podem resultar em prejuízos no funcionamento geral da criança, e ainda ter efeitos em seu desenvolvimento emocional, podendo ainda ter impactos significativos até a vida adulta. 

terapia-online-casule-banner

Alguns sinais importantes a se observar antes de buscar ajuda psicológica para o seu filho:

  • Dificuldade de aprendizado e baixo rendimento escolar
  • Agressividade
  • Falta de habilidade social
  • Ansiedade
  • Tristeza e choro excessivo
  • Dificuldade em manter-se concentrado
  • Bullying
  • Dificuldade em relacionar-se com amigos
  • Situações de perda ou luto
  • Medo excessivo de separar-se dos pais
  • Fobias

Como a psicoterapia ajuda as crianças?

A psicoterapia vai auxiliar na avaliação e entendimento desses comportamentos que estão trazendo prejuízo para vida da criança, dessa forma, com o trabalho conjunto entre paciente, profissional e família, torna-se possível proporcionar: autoconhecimento, aprendizagem, melhoria de comportamentos, autoestima, desempenho escolar, entre outros. 

Identificou algum comportamento similar no seu filho? Não deixe de procurar a ajuda especializada que ele precisa.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga e pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental. Atuo na psicologia clínica com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos. A psicoterapia é um espaço de acolhimento e autoconhecimento, portanto o nosso trabalho será sempre em conjunto, na busca pelo seu bem estar e saúde mental.
Casule Play

Quando buscar ajuda psicológica para o meu filho?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Quando buscar ajuda psicológica para o meu filho?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Taiane Oliveira, aqui no Blog.
Psicóloga e pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental. Atuo na psicologia clínica com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos. A psicoterapia é um espaço de acolhimento e autoconhecimento, portanto o nosso trabalho será sempre em conjunto, na busca pelo seu bem estar e saúde mental.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Quando buscar ajuda psicológica para o meu filho?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This