Você sabia que se preocupar nos dá uma falsa sensação de controle?

Atualizado em 19/05/2021
Por Gabriela Nogueira

Você sabia que se preocupar nos dá uma falsa sensação de controle?

Atualizado em 19/05/2021
Por Gabriela Nogueira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabia que se preocupar nos dá uma falsa sensação de controle?

Na mente de uma pessoa preocupada, as 4 regras da ansiedade estão sempre presentes:

  • Fique em alerta, algo que ruim pode acontecer a qualquer momento.
  • Se algo ruim acontecer, pense na pior desfecho possível pra ele.
  • Tente controlar a situação a todo custo, mesmo que não esteja no seu controle.
  • Aquela sensação/emoção é horrível, você não vai aguentar, fuja.

Seguir esse conjunto de regras interfere na forma racional e equilibrada de avaliar riscos e ignora o fato de que tudo que fazemos ou não fazemos – implica em riscos.

Começar um relacionamento implica no risco dele acabar – e não começar implica o risco de não viver um relacionamento e os benefícios de uma vida a dois – ter dinheiro acarreta no risco de perdê-lo e ao realizar uma prova, corremos o risco de não ir bem. Às vezes o risco é menor, outras vezes maior, mas ele sempre existe.

Você sabia que a mente preocupada tenta se resguardar dessas possibilidades, identificando os riscos tão rapidamente quanto for possível e coletando todas as possíveis informações das suas terríveis conseqüências?

Por que fazemos isso? Porque podemos ter a falsa impressão que se conseguirmos prever todas as possíveis hipóteses de como aquela situação pode acontecer, poderemos controlar ou diminuir o risco.

  • E se ele não gostar de mim?
  • E se não der certo?
  • E se ele não quiser nada sério?
  • E se tiver uma questão que eu não sei?
  • E se na hora da apresentação me fizerem uma pergunta difícil?

As pessoas preocupadas encontram dificuldades em viver o mundo presente, acabam vivendo em mundo futuro – que na maioria das vezes é bem pior do realmente as coisas acontecem.

terapia-online-casule-banner

Quais são as consequências de se preocupar o tempo todo? Alguns autores relatam o sono ruim, a ansiedade crônica, a dificuldade nos relacionamentos, a depressão e um número de doenças físicas relacionadas ao estresse e a ansiedade.

Se você se identificou com a situação acima, aqui vão algumas dicas para sair dessa armadilha que a preocupação nos da:

  • Qual o risco de algo ruim acontecer?
  • Consigo prever esse risco?
  • Estou recebendo as informações a tempo de agir?
  • Há precauções que eu possa tomar pra evitar ou amenizar os riscos?
  • Conseguirei evitar o problema antes dele acontecer?

Espero poder ter te ajudado de alguma forma e se você conhece alguém se identificaria com esse texto, manda pra ele!

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você sabia que se preocupar nos dá uma falsa sensação de controle?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabia que se preocupar nos dá uma falsa sensação de controle?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Gabriela Nogueira, aqui no Blog.
Psicóloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), Especialista em Psicologia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Tem experiência na área saúde, principalmente em doenças crônicas, oncologia e dor crônica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabia que se preocupar nos dá uma falsa sensação de controle?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como anda sua saúde mental
Como anda sua saúde mental?

Como anda sua saúde mental?

Você se percebe no dia-a-dia? Tem consciência de como está seu humor, sua disposição, sua energia, seus níveis de estresse, sua paciência, ou você simplesmente liga o piloto automático? Sabia que a forma como encaramos as situações, nossos hábitos e cuidados...

O seu choro é reprimido
O seu choro é reprimido?

O seu choro é reprimido?

Aperte o play para escutar este conteúdo. Quantas vezes você sentiu vontade chorar e escondeu? Talvez por vergonha, medo de alguém ver, se mostrar fraca(o) ou incapaz diante de alguma situação ou pessoa, não demonstrar os sentimentos, chorar as escondidas e...

7 expectativas que-você não deve ter em relação à terapia
7 expectativas que você não deve ter em relação à terapia

7 expectativas que você não deve ter em relação à terapia

A terapia é um processo complexo e depende de muitos fatores. Existem 7 expectativas que os pacientes costumam ter em relação a ela que podem dificultar o desenvolvimento do trabalho. É importante lembrar que terapia é sempre processo e os resultados não são instantâneos. Começar uma terapia é investir em si, logo, precisamos de tempo e dedicação para transformações duradouras e eficazes!
As crenças centrais podem ser modificadas_
As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais, também conhecidas como nucleares, são pensamentos sobre si, o outro e o mundo, que foram desenvolvidos desde a infância e fortalecidos ao longo da vida. Pode-se dizer que elas são o nível cognitivo mais profundo e enraizado que temos, por isso, muitas vezes não são questionadas, e sim, consideradas como verdades absolutas.

O desafio do xixi na cama

O contexto atual de pandemia envolvendo o isolamento social, uso excessivo de tecnologia e distanciamento da escola trouxe mudanças profundas na rotina das crianças e adolescentes. A escola sendo um espaço, para além da educação formal, de troca e interações contínuas, favorece o amadurecimento de aspectos muito importantes para o desenvolvimento saudável de uma criança/adolescente.
Leia mais
O desafio do xixi na cama

5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você sabe o que é o amor-próprio e como nutri-lo dentro de si? Em uma escala de 0 a 10 quanto você se ama? Amor-próprio é quando conseguimos refletir sentimentos de amor a nós mesmos e estes resultam numa melhor qualidade de vida tanto física quanto psicológica. Se amar é olhar para dentro de si com bons olhos e enxergar verdadeiramente quem você é sem lentes externas.
Leia mais
5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Frequentemente, nos julgamos por cometer um erro, nos sentimos mal quando algo sai fora do nosso planejamento e somos extremamente críticos em relação as coisas que fazemos. Mas quando um amigo comete um erro, muitas vezes nos comportamos de forma gentil e o acolhemos, não é?!
Leia mais
Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Vício em celular e redes sociais existe???

Sim! Existe! Este tipo de dependência está relacionada a nomofobia, que é o medo de ficar sem o celular ou outros aparelhos eletrônicos, como o computador e o videogame e quanto maior a dependência, maior o medo de ficar sem esses aparelhos.
Leia mais
Vício em celular e redes sociais existe

5 Linguagens do Amor Próprio

Segundo Gary Chapman, existem 5 Linguagens do Amor. Mas, hoje eu gostaria que você identificasse a sua linguagem do amor e fizesse algo por você, combinado?
Leia mais
5 Linguagens do Amor proprio

Como se concentrar nos estudos?

Você tem dificuldades para concentrar nos estudos? Você planeja estudar 4 horas por dia e acaba estudando 20 min? Fique aqui que este texto é para você!
Leia mais
Como se concentrar nos estudos

Como dizer não sem magoar outra pessoa?

Muitas vezes queremos ou precisamos dizer não para os outros. O problema é que algumas pessoas não conseguem seja por timidez, insegurança ou acostumado a ser passivo durante um longo período da vida. Dizer não é difícil, mas é necessário.
Leia mais
Imagem capa post blog Aprenda a dizer não
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This