Você sabe o que é fibromialgia

Você sabe o que é fibromialgia?

Atualizado em 05/02/2021
Por Gabriela Nogueira

Você sabe o que é fibromialgia?

Atualizado em 05/02/2021
Por Gabriela Nogueira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que é fibromialgia?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣


É de grande importância que o paciente tenha um diagnóstico multiprofissional logo no início com acompanhamento médico, fisioterapia, psicoterapia e exercícios físicos.⁣

Qual a importância da Psicoterapia nesse processo?⁣


Até chegar à conclusão do diagnóstico, o paciente percorre um caminho árduo com diversas consultas com profissionais diferentes e muitos exames, podendo causar pensamentos ansiosos e um sentimento de desesperança sobre o tratamento.

A convivência com a fibromialgia pode fazer com que o paciente se afaste das atividades profissionais, acadêmicas e sociais que eram realizadas diariamente antes, causando um isolamento social e fazendo com que o paciente muitas vezes deixe de se sentir útil, podendo se tornar dependente financeiramente de seus familiares.

A dor gera disfunções psicológicas e sociais e a incompreensão (dúvida da
existência da doença, minimização dos sintomas, comentários maldosos) das
pessoas que convivem com o portador de fibromialgia podem potencializar os seus sintomas e gerar sentimentos de solidão e desamparo: “As pessoas não acreditam no que eu sinto, não posso contar com ninguém!”

O sono do paciente também é prejudicado devido às dores. “Como vou dormir com tanta dor?”. O alívio momentâneo das dores, proporcionado por
analgésicos ou anti-inflamatórios é a única saída nos momentos de desespero, no entanto, nunca foi muito eficaz para a sua melhora.

terapia-online-casule-banner

De acordo com alguns estudos, o paciente com fibromialgia costuma
apresentar algumas distorções cognitivas, as mais frequentes são a catastrofização, desqualificação dos aspectos positivos e o pensamento tudo
ou nada.

As distorções cognitivas são erros de pensamentos que costumam
acompanhar pacientes com ansiedade e depressão.

A Psicoterapia tem se mostrando eficaz no tratamento da fibromialgia,
ajudando no manejo da ansiedade, possibilitando uma melhora na qualidade de vida dos pacientes, uma melhor compreensão dos fenômenos da síndrome, ajudando na redução do sentimento de angústia e possibilitando um enfrentamento mais funcional da doença.⁣

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você sabe o que é fibromialgia?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe o que é fibromialgia?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Gabriela Nogueira, aqui no Blog.
Psicóloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), Especialista em Psicologia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Tem experiência na área saúde, principalmente em doenças crônicas, oncologia e dor crônica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe o que é fibromialgia?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This