Síndrome de Pica

Atualizado em 26/05/2017
Por Cristina Daret

Síndrome de Pica

Atualizado em 26/05/2017
Por Cristina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Síndrome de Pica

A síndrome de pica também recebe o nome de picacismo e alotriofagia. Pica vem do latim e significa pega em homenagem a uma espécie de pássaro do hemisfério norte que se alimenta de qualquer substância que encontre no caminho. Essa síndrome é caracterizada pelo apetite por substâncias que não possuem valor nutritivo. O paciente passa a se alimentar com coisas que não são para o consumo humano como, por exemplo: moedas, sabão, terra etc.

Neste tipo de transtorno é comum que os pais demorem a perceber que os filhos estão ingerindo algo estranho ou não nutritivo, ou o próprio paciente (no caso dos adultos) ter vergonha de relatar que desenvolveu um comportamento alimentar incomum.

Nestes casos onde o paciente permanece durante muito tempo sem tratamento, o transtorno só é descoberto quando é preciso o atendimento emergencial em função de uma intoxicação, uma obstrução intestinal ou a acentuada perda de peso, por exemplo.  Dependendo da substância que o indivíduo ingerir o transtorno pode causar sérios problemas de saúde, podendo ser inclusive fatal.

Como desconfiar que tem algo errado comigo e procurar tratamento para esse transtorno?

A síndrome de pica é mais recorrente entre as grávidas e as crianças, embora possa atingir pessoas de qualquer sexo ou idade. Médicos e pesquisadores apontam para uma relação entre distúrbios emocionais e deficiências de algumas vitaminas e minerais. No entanto, as causas deste problema ainda são desconhecidas.

terapia-online-casule-banner

Assim, o acompanhamento de um psicólogo, um médico ou um nutricionista torna-se fundamental para o diagnóstico correto e o tratamento do caso. Em algumas situações é preciso que haja o envolvimento dos três profissionais dependendo do nível de comprometimento da saúde do paciente em função do tipo de substância que este fazia uso.

A forma do tratamento irá variar de acordo com a substância que a pessoa ingeriu, sendo assim, é importante que os profissionais envolvidos no acompanhamento deste transtorno avaliem de forma individualizada cada caso.

Em alguns casos apenas o acompanhamento psicológico será o suficiente para a reversão da síndrome e em outras situações, em decorrência de desnutrição ou baixa taxa de alguma vitamina específica, será necessário o acompanhamento médico ou de um nutricionista.

Crianças podem ser diagnosticadas com Pica?

Apesar da síndrome de pica poder ocorrer em pessoas de qualquer sexo ou idade, ela é mais recorrente entre as gestantes e as crianças. Com as crianças, no entanto é preciso um cuidado especial, pois no período anterior a até 24 meses de idade, é relativamente comum que a criança leve à boca, e em alguns casos até coma, substâncias que não são nutritivas e isso não implica no diagnóstico de pica, uma vez que a criança está em uma fase em que tudo é possível de ser “experimentado”.

Para que haja o diagnóstico de pica é necessário que o hábito de comer coisas não usuais se mantenha por no mínimo um mês e durante um período da vida que não se possa considerar normal dentro da fase de desenvolvimento humano que a pessoa se encontra.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Síndrome de Pica

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Síndrome de Pica, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Síndrome de Pica.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This