O que é a Solidão?

O que é a Solidão?

Atualizado em 21/08/2020
Por Redatora Casule

O que é a Solidão?

Atualizado em 21/08/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é a Solidão?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Você já parou para pensar no significado que existe por trás da Solidão?

Um sentimento tão comum e, ao mesmo tempo tão temido e indesejado.

Uma palavra tão forte e carregada de angústias…

Mas será que a SOLIDÃO se refere apenas ao fato de “SE SENTIR SOZINHO”?

Mas-será-que-a-SOLIDÃO-se-refere-apenas-ao-fato-de-'SE-SENTIR-SOZINHO'
Sentir-se sozinho é solidão?

Estudos confirmam que este sentimento pode ser considerado normal se estiver de acordo com o contexto que está sendo vivenciado. Mas também pode ser um indicador de um possível adoecimento oculto quando esses sentimentos se tornam excessivos e obsessivos, interferindo na vida cotidiana.

É provável que você já tenha passado pela experiência de perder-se de seus pais no supermercado ou em algum lugar quando era criança. A sensação nesses momentos é angustiante, pois nos sentimos vulneráveis, desamparados e acima de tudo, sozinhos. Entretanto, com o passar dos anos, não é necessário perder-se de alguém para sentir este conjunto de emoções.

A solidão é o sentimento de não pertencer ao mundo que nos cerca. Não conseguimos criar vínculos ou nos identificar com os outros.

A dificuldade para se relacionar com outras pessoas, o medo de ser julgado e o vazio existencial, podem ser os fatores que motivam o sentimento de solidão uma vez que, em alguns casos, a solidão acontece por opção, e configura um quadro de solitude. Porém, quando este sentimento se torna comum a nossa existência e nos sentimos constantemente desamparados, trata-se de solidão.

Mas não confunda a solidão com a condição daqueles que vivem isolados. Você pode se sentir sozinho mesmo estando em um local repleto de pessoas, pois a solidão está intimamente ligada aos sentimentos de insatisfação, tristeza ou incompatibilidade com tudo o que nos cerca. E não apenas ao fato de não ter companhia.

Você sabia que a intensidade da solidão também pode variar?

Ela pode ser leve, com apenas a presença de pensamentos negativos. Pode ser mediana, quando a presença dos pensamentos negativos trazem sofrimento. E também pode ser intensa, que é quando os pensamentos negativos trazem um profundo sofrimento acompanhada da sensação de que não há esperança ou possibilidade de resolução. Neste último caso, é necessário buscar ajuda de um profissional especialista.

Além disso, a baixa autoestima, a falta de confiança e os distúrbios psicológicos podem ser os gatilhos que promovem a sensação de isolamento.

Contudo, a solidão também pode estar associada a algumas deficiências hormonais no cérebro, permitindo um aumento dos níveis de cortisol, e por consequência, causando o estresse. Já a quantidade de adrenalina e serotonina é reduzida no corpo, podendo afetar diretamente o sistema imunológico. A longo prazo, pode ainda causar alterações nos níveis de açúcar no sangue, insônia e distúrbios psíquicos, como a ansiedade e a depressão, por exemplo.

terapia-online-casule-banner

Mas como aprender a lidar com a solidão?

Mas-como-aprender-a-lidar-com-a-solidão
O silêncio deve ser encarado com um estado restaurador

É inevitável que em algum momento de nossas vidas nós estejamos sozinhos. Entretanto, essa realidade não deve ser sinônimo de tristeza. Para o filósofo Friedrich Nietzsche, o isolamento deve ser encarado como um estado restaurador, ou seja, ”um momento que temos para sermos quem somos em essência, sem nos adaptar a sociedade”.

Estar ”só” implica em um momento para cuidar de si, dos seus projetos pessoais, e cuidar da sua mente. Caso não seja possível ressignificar a solidão em momentos de mal-estar, você também pode focar em fazer aquilo que ama.

Existem alguns tratamentos que auxiliam no combate contra a solidão.

Através da Psicoterapia é possível estimular a inserção cultural, aumentar a autoestima, a autoconfiança e o autoconhecimento. O tratamento torna a pessoa mais confiante para interagir com outras pessoas e também auxilia na identificação das causas que levam a solidão, assim como a solução mais adequada. Afinal, todos nós temos um lado mais e menos sociável. E ser capaz de entender quando, como e onde somos mais de um jeito do que do outro, faz toda a diferença.

Os Animais de Estimação também podem ser importantes contribuintes para o tratamento da Solidão, sabia? Os bichinhos demonstram e retribuem afeto através da sua presença física e constante, o que para o ser humano solitário é muito importante.

Mas, o tratamento essencial e mais importante, continua sendo a Mudança de Comportamento.

Sem modificar a maneira como agimos, não iremos conseguir mudar a maneira como pensamos, e por consequência, como nos sentimentos em determinadas situações.

E você sabe qual a melhor maneira para acolher uma pessoa que está solitária?

O primeiro passo é estar presente! Disponibilize o seu tempo para ouvir o que o outro tem a dizer. Sem julgar, sem dar opiniões, e sem contradizê-la. É preciso mostrar apoio e empatia quando alguém te procura para desabafar.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

O que é a Solidão?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é a Solidão?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é a Solidão?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This