O que é a Solidão?

O que é a Solidão?

Atualizado em 21/08/2020
Por Renata Giovannini

O que é a Solidão?

Atualizado em 21/08/2020
Por Renata Giovannini
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é a Solidão?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Você já parou para pensar no significado que existe por trás da Solidão?

Um sentimento tão comum e, ao mesmo tempo tão temido e indesejado.

Uma palavra tão forte e carregada de angústias…

Mas será que a SOLIDÃO se refere apenas ao fato de “SE SENTIR SOZINHO”?

Mas-será-que-a-SOLIDÃO-se-refere-apenas-ao-fato-de-'SE-SENTIR-SOZINHO'
Sentir-se sozinho é solidão?

Estudos confirmam que este sentimento pode ser considerado normal se estiver de acordo com o contexto que está sendo vivenciado. Mas também pode ser um indicador de um possível adoecimento oculto quando esses sentimentos se tornam excessivos e obsessivos, interferindo na vida cotidiana.

É provável que você já tenha passado pela experiência de perder-se de seus pais no supermercado ou em algum lugar quando era criança. A sensação nesses momentos é angustiante, pois nos sentimos vulneráveis, desamparados e acima de tudo, sozinhos. Entretanto, com o passar dos anos, não é necessário perder-se de alguém para sentir este conjunto de emoções.

A solidão é o sentimento de não pertencer ao mundo que nos cerca. Não conseguimos criar vínculos ou nos identificar com os outros.

A dificuldade para se relacionar com outras pessoas, o medo de ser julgado e o vazio existencial, podem ser os fatores que motivam o sentimento de solidão uma vez que, em alguns casos, a solidão acontece por opção, e configura um quadro de solitude. Porém, quando este sentimento se torna comum a nossa existência e nos sentimos constantemente desamparados, trata-se de solidão.

Mas não confunda a solidão com a condição daqueles que vivem isolados. Você pode se sentir sozinho mesmo estando em um local repleto de pessoas, pois a solidão está intimamente ligada aos sentimentos de insatisfação, tristeza ou incompatibilidade com tudo o que nos cerca. E não apenas ao fato de não ter companhia.

Você sabia que a intensidade da solidão também pode variar?

Ela pode ser leve, com apenas a presença de pensamentos negativos. Pode ser mediana, quando a presença dos pensamentos negativos trazem sofrimento. E também pode ser intensa, que é quando os pensamentos negativos trazem um profundo sofrimento acompanhada da sensação de que não há esperança ou possibilidade de resolução. Neste último caso, é necessário buscar ajuda de um profissional especialista.

Além disso, a baixa autoestima, a falta de confiança e os distúrbios psicológicos podem ser os gatilhos que promovem a sensação de isolamento.

Contudo, a solidão também pode estar associada a algumas deficiências hormonais no cérebro, permitindo um aumento dos níveis de cortisol, e por consequência, causando o estresse. Já a quantidade de adrenalina e serotonina é reduzida no corpo, podendo afetar diretamente o sistema imunológico. A longo prazo, pode ainda causar alterações nos níveis de açúcar no sangue, insônia e distúrbios psíquicos, como a ansiedade e a depressão, por exemplo.

terapia-online-casule-banner

Mas como aprender a lidar com a solidão?

Mas-como-aprender-a-lidar-com-a-solidão
O silêncio deve ser encarado com um estado restaurador

É inevitável que em algum momento de nossas vidas nós estejamos sozinhos. Entretanto, essa realidade não deve ser sinônimo de tristeza. Para o filósofo Friedrich Nietzsche, o isolamento deve ser encarado como um estado restaurador, ou seja, ”um momento que temos para sermos quem somos em essência, sem nos adaptar a sociedade”.

Estar ”só” implica em um momento para cuidar de si, dos seus projetos pessoais, e cuidar da sua mente. Caso não seja possível ressignificar a solidão em momentos de mal-estar, você também pode focar em fazer aquilo que ama.

Existem alguns tratamentos que auxiliam no combate contra a solidão.

Através da Psicoterapia é possível estimular a inserção cultural, aumentar a autoestima, a autoconfiança e o autoconhecimento. O tratamento torna a pessoa mais confiante para interagir com outras pessoas e também auxilia na identificação das causas que levam a solidão, assim como a solução mais adequada. Afinal, todos nós temos um lado mais e menos sociável. E ser capaz de entender quando, como e onde somos mais de um jeito do que do outro, faz toda a diferença.

Os Animais de Estimação também podem ser importantes contribuintes para o tratamento da Solidão, sabia? Os bichinhos demonstram e retribuem afeto através da sua presença física e constante, o que para o ser humano solitário é muito importante.

Mas, o tratamento essencial e mais importante, continua sendo a Mudança de Comportamento.

Sem modificar a maneira como agimos, não iremos conseguir mudar a maneira como pensamos, e por consequência, como nos sentimentos em determinadas situações.

E você sabe qual a melhor maneira para acolher uma pessoa que está solitária?

O primeiro passo é estar presente! Disponibilize o seu tempo para ouvir o que o outro tem a dizer. Sem julgar, sem dar opiniões, e sem contradizê-la. É preciso mostrar apoio e empatia quando alguém te procura para desabafar.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga, Terapeuta Cognitivo Comportamental, pós graduada em Avaliação Psicológica. Encantada pela profissão e pelo cuidado com o outro. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

O que é a Solidão?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é a Solidão?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Renata Giovannini, aqui no Blog.
Psicóloga, Terapeuta Cognitivo Comportamental, pós graduada em Avaliação Psicológica. Encantada pela profissão e pelo cuidado com o outro. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é a Solidão?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This