O-isolamento-social-durante-a-pandemia-e-os-idosos-blog-casule

O isolamento social durante a pandemia e os idosos

Atualizado em 22/05/2020
Por Christina Daret

O isolamento social durante a pandemia e os idosos

Atualizado em 22/05/2020
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O isolamento social durante a pandemia e os idosos

No ano de 2020 estamos vivendo a pandemia do COVID-19 e com ela uma experiência nunca vivenciada pela maioria da população, o isolamento social. Como forma de cuidado, até que se descubra uma vacina, para que possamos diminuir a chance de contaminação por este vírus, as orientações são de que nós possamos evitar o contato entre as pessoas, lavar bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel, proteger boca e nariz quando for tossir ou espirrar e evitar levar as mãos no rosto.  

Uma grande parte da população compreendeu que o isolamento é a forma mais eficaz que possuímos no momento como forma de prevenção para esta doença. Mas é sabido também que o isolamento social, especialmente entre os idosos pode gerar ansiedade, depressão, entre outras doenças. Os noticiários apontam números cada vez maiores de óbitos entre os idosos, especialmente aqueles que possuem alguma doença cardíaca, hipertensão ou diabetes e isso acaba sendo um gerador de estresse e angústia para os idosos.    

terapia-online-casule-banner

Pensando nessas questões, se torna extremamente importante que cuidemos dos nossos idosos. Entre esses cuidados podemos pensar em: 

  • Esclareça para aqueles que não tenham uma percepção tão clara de tudo o que está acontecendo, a importância de ficar em casa, de mudar alguns hábitos por algum tempo até que seja seguro voltar às atividades normais; 
  • Estimule-o a manter, com adaptações, o maior número de atividades possíveis, que faziam parte da rotina do idoso. Ex: fazer alguma atividade física mesmo que em casa, manter os horários de acordar, dormir, das refeições, etc; 
  • Auxilie-o a manter contato pela internet ou telefone com as pessoas que são importantes para esse idoso (filhos, amigos, netos..) 
  • Ensine algo novo para o idoso. Usar o computador, aprender um jogo novo, exercitar a memória fazendo palavras cruzadas, etc;
  • Fique responsável por “filtrar” as informações que estão sendo vinculadas nos meios de comunicação ou oriente-o a escolher apenas um jornal ou programa por dia que fale sobre o tema;
  • Cuide da alimentação nesse período;

Cuide-se! A sua saúde física e mental são muito importantes, especialmente nesse momento. Tudo isso vai passar e em breve estaremos juntos para aquele abraço apertado novamente!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

O isolamento social durante a pandemia e os idosos

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O isolamento social durante a pandemia e os idosos, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O isolamento social durante a pandemia e os idosos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais

Como os super-heróis podem ajudar no desenvolvimento infantil?

Com base nas histórias de super-heróis é possível trabalhar diversos temas e habilidades com as crianças. A maioria das histórias tratam de assuntos como humanidade, emoções, justiça, amizade, confiança, altruísmo, humildade, empatia, virtudes, esperança, responsabilidade, fazer o bem...
Leia mais

Como funciona o atendimento nutricional?

Entender sobre o atendimento nutricional pode encorajar aqueles que buscam alcançar bons resultados. No vídeo, falo os 5 aspectos avaliados no atendimento e dicas para encontrar profissionais que possam atender suas necessidades.
Leia mais
Como-funciona-o-atendimento-nutricional-BLOG

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Leia mais
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This