Insonia

Insônia

Atualizado em 18/01/2021
Por Nayara Benevenuto

Insônia

Atualizado em 18/01/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Insônia

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Algumas pessoas enfrentam dificuldades na hora de dormir, seja para iniciar ou manter o sono, como por exemplo, acordam muito mais cedo do que estão habituadas e não conseguem voltar a dormir, acordam no meio da noite ou dormem durante toda a noite e acordam com a sensação de cansaço. Assim, a insônia é caracterizada como a incapacidade de conciliar o sono, seja para adormecer ou permanecer dormindo.

É possível identificar suas causas?

Sim, em sua maioria são consideradas psicofisiológicas… 

A investigação desses fatores causais exige cautela, sendo necessário se ater à duração do tempo dessa dificuldade, os prejuízos que estão sendo causados e considerar o contexto em que se está inserido. Manter um sono regular e com qualidade é muito importante, pois o mesmo auxilia em diversas funções como, o fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória, atenção, sendo responsável também em promover a reparação, regulação e otimização de outros sistemas para o funcionamento saudável do organismo, impactando assim, em aspectos cognitivos, físicos e comportamentais. 

Os fatores que podem desencadear a perda do sono são muito individuais. Podem ser desde mudanças e irregularidades na rotina, alimentação, luto, estresse, ingestão de medicamento ou substâncias, alterações hormonais, transtornos mentais como ansiedade e depressão, entre outros.

A insônia pode ser um sintoma ou se tornar crônica, por isso, algumas mudanças no dia a dia e auxílio profissional pode ajudá-lo:

terapia-online-casule-banner
  • Pratique técnicas de relaxamento caso você esteja agitado ou com a musculatura do corpo tensa, como maxilar e ombros contraídos;
  • Anote os pensamentos automáticos que estão frequentes dificultando você adormecer;
  • Diminua os estímulos no ambiente, reduzindo as luzes, sons altos ou visualização de conteúdos agitados;
  • Evite exercício físico próximo ao horário de dormir;
  • Limite o consumo de cafeína presente em alguns alimentos como café, chás e chocolates;
  • Vista uma roupa confortável;
  • Evite cochilos ao longo do dia;
  • Opte por um travesseiro anatômico.

Caso essas mudanças não te ajudem a dormir melhor, procure por um profissional capacitado para realizar uma avaliação. Em alguns casos o mais indicado é a psicoterapia e/ou atendimento médico. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Insônia

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Insônia, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Insônia.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This