Insônia tipos, causas e tratamentos

Insônia: tipos, causas e tratamentos

Atualizado em 10/08/2020
Por Renata Giovannini

Insônia: tipos, causas e tratamentos

Atualizado em 10/08/2020
Por Renata Giovannini
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Insônia: tipos, causas e tratamentos

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Preocupações com o trabalho, saúde e família, dificuldades nas relações afetivas ou problemas financeiros, estresse do dia a dia, dúvidas em relação ao futuro.
Essas situações podem ser a causa da insônia. Conheça alguns cuidados que você pode tomar
.

Fora as preocupações do dia a dia, ainda precisamos cumprir com as tarefas de casa, relacionamentos afetivos, compromissos de trabalho, entre outros. Todas essas situações podem ser perturbadoras e desencadear dificuldades para iniciar ou manter o sono.

Uma noite mal dormida provoca cansaço e lentidão no dia seguinte. A insônia pode levar a irritabilidade, hiperatividade, dificuldade de concentração e até mesmo alucinações.

O descanso faz parte do nosso ciclo. Dormir é um ato natural e NECESSÁRIO.

Portanto, se o sono não aparece naturalmente (ou surge no momento errado), isso significa que nosso comportamento confundiu o nosso cérebro e então é preciso re-condicioná-lo.

celulares atrapalham o sono
O brilho das telas atrapalha prejudica o seu descanso.

Quem nunca perdeu o sono por ficar esperando ansiosamente por uma viagem planejada há meses? Ou então por um casamento de um amigo, parente ou até mesmo o seu? E a expectativa pela espera do resultado do vestibular, ou de um exame?

Essas situações são sinais da insônia transitória, que podem durar por cerca de quatro semanas. Surgem devido a um estresse ou ansiedade que antecede um momento importante para a pessoa. 

Já os eventos traumáticos, ou situações perturbadoras que geram medo de repetição e sintomas angustiantes, também podem provocar a chamada insônia aguda, que tem por característica a duração um pouco maior, indo de quatro a seis meses. 

Entretanto, existem pessoas que possuem uma dificuldade constante de dormir. Tais dificuldades merecem um cuidado redobrado, pois pode se tratar de uma insônia crônica. As causas dessa insônia, considerada grave, podem ser diversas e vão desde preocupações que atormentam e exigem do indivíduo muito tempo acordado, até doenças mais severas e prejudiciais como a depressão, alzheimer, e até mesmo o consumo de drogas, e/ou a exposição a diferentes estímulos com ou sem barulhos antes de dormir, como no caso de jogos eletrônicos, telas, noticiários e filmes de ação.

A boa notícia é que existe tratamento para a insônia

A auto observação é o melhor remédio para garantir um sono de qualidade.

Sim, existe tratamento através de fármacos, mas, antes de iniciar uma rotina medicamentosa, é importante eliminar todas as possíveis causas.

terapia-online-casule-banner

Uma dica para lidar com a insônia é fazer uma auto observação. Tente perceber a constância da falta de sono, e o que você tem feito antes de ir deitar.

É importante fazer a Higiene do Sono, ou seja, promover uma mudança dos hábitos não saudáveis que nos impedem de ter uma noite de sono tranquila e reparadora.

Se preparar e ter rotina nessa preparação.

Não se iluda e nem espere que você vai dormir bem logo no primeiro dia

dormir bem
Estabeleça uma rotina para dormir bem

Se não houver rotina em tal ritual, suas noites de sono irão se revezar a todo momento entre noites boas e ruins. Podendo até te deixar mais ansioso e estressado pelo fato de não estar conseguindo atingir seus objetivos. Abaixo seguem alguns passos para você dormir bem:

  1. Estabeleça um horário para dormir. E cumpra!
  2. Evite alimentos estimulantes ou de difícil digestão, como café, refrigerantes, chá preto, chocolates.
  3. Pratique atividade física intensa durante o dia, e não no período noturno – a prática de exercícios traz benefícios ao sistema respiratório, combatendo problemas como ronco e apneia.
  4. Sinalize para o cérebro que está chegando a hora de dormir. Comece reduzindo as luzes acesas cerca de duas horas antes do horário de dormir. Abaixe o som da TV e de outros aparelhos, e diminua a luminosidade – seu cérebro começará a produzir melatonina, que é o hormônio que diz ao corpo que chegou o momento de descansar.
  5. Mantenha sua cama confortável e com a temperatura adequada. Para dias quentes, ligue o ventilador por alguns minutos antes de deitar. E para dias frios, feche as janelas e abuse dos pijamas e cobertas quentinhas.
  6. Crie rituais de relaxamento para desocupar sua mente. Vale um banho morno, uma leitura de um livro que traga paz ou uma música suave. Se gostar, pode colocar algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda no travesseiro ou em um difusor para te ajudar a relaxar.

A falta de sono interfere no nosso humor, na nossa forma de ver o mundo e contribui para desenvolver ou agravar transtornos mentais.

As noites insones também trazem impactos à saúde física. Elas prejudicam o sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável a doenças. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Insônia: tipos, causas e tratamentos

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Insônia: tipos, causas e tratamentos, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Renata Giovannini, aqui no Blog.
Psicóloga, Terapeuta Cognitivo Comportamental, pós graduada em Avaliação Psicológica. Encantada pela profissão e pelo cuidado com o outro. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Insônia: tipos, causas e tratamentos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This