Algumas pessoas enfrentam dificuldades na hora de dormir, seja para iniciar ou manter o sono, como por exemplo, acordam muito mais cedo do que estão habituadas e não conseguem voltar a dormir, acordam no meio da noite ou dormem durante toda a noite e acordam com a sensação de cansaço. Assim, a insônia é caracterizada como a incapacidade de conciliar o sono, seja para adormecer ou permanecer dormindo.
É possível identificar suas causas?
Sim, em sua maioria são consideradas psicofisiológicas…
A investigação desses fatores causais exige cautela, sendo necessário se ater à duração do tempo dessa dificuldade, os prejuízos que estão sendo causados e considerar o contexto em que se está inserido. Manter um sono regular e com qualidade é muito importante, pois o mesmo auxilia em diversas funções como, o fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória, atenção, sendo responsável também em promover a reparação, regulação e otimização de outros sistemas para o funcionamento saudável do organismo, impactando assim, em aspectos cognitivos, físicos e comportamentais.
Os fatores que podem desencadear a perda do sono são muito individuais. Podem ser desde mudanças e irregularidades na rotina, alimentação, luto, estresse, ingestão de medicamento ou substâncias, alterações hormonais, transtornos mentais como ansiedade e depressão, entre outros.
A insônia pode ser um sintoma ou se tornar crônica, por isso, algumas mudanças no dia a dia e auxílio profissional pode ajudá-lo:
- Pratique técnicas de relaxamento caso você esteja agitado ou com a musculatura do corpo tensa, como maxilar e ombros contraídos;
- Anote os pensamentos automáticos que estão frequentes dificultando você adormecer;
- Diminua os estímulos no ambiente, reduzindo as luzes, sons altos ou visualização de conteúdos agitados;
- Evite exercício físico próximo ao horário de dormir;
- Limite o consumo de cafeína presente em alguns alimentos como café, chás e chocolates;
- Vista uma roupa confortável;
- Evite cochilos ao longo do dia;
- Opte por um travesseiro anatômico.
Caso essas mudanças não te ajudem a dormir melhor, procure por um profissional capacitado para realizar uma avaliação. Em alguns casos o mais indicado é a psicoterapia e/ou atendimento médico.
Terapia Casule
A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!
Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!
Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!
Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube