Preparando as crianças para o retorno pós pandemia

Como preparar as crianças para o retorno pós-pandemia?

Atualizado em 12/08/2020
Por Redatora Casule

Como preparar as crianças para o retorno pós-pandemia?

Atualizado em 12/08/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como preparar as crianças para o retorno pós-pandemia?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

O momento que estamos vivenciando com a disseminação da Covid-19 impõem um desafio para muitas famílias que agora tentam conciliar rotinas de trabalho, o cuidado e educação dos filhos e a convivência familiar.

A pandemia alterou a lógica de como funcionamos como sociedade, a família, a escola e o trabalho precisam se preparar para atuar nesse novo mundo. Nesse sentido o desenvolvimento das competências socioemocionais será primordial. Elas já ganharam uma grande relevância nesse processo de crise e continuarão necessárias nesse processo de volta à rotina.

Boa parte dessas competências socioemocionais já começaram a ser desenvolvidas durante o período de isolamento. Como houve uma mudança abrupta de rotina, as famílias tiveram que lidar com a ansiedade, medo e frustração. 

Novas praticas das crianças na volta as aulas
A volta as aulas pós-pandemia traz também novas regras sociais.

Com a volta gradual das escolas e do trabalho mais uma mudança na vida das famílias e principalmente na vida das crianças. Depois de meses em casa as crianças vão voltar a ficar boa parte do tempo longe dos pais, além de se adaptar ao novo cenário que exigirá boas práticas de higiene e novas maneiras de se relacionar.  

Conversar com as crianças sobre a Covid-19 e todas as mudanças causadas nesse período é fundamental, isso inclui como se sentem e o que esperam no retorno as atividades.

terapia-online-casule-banner
  • Use uma linguagem apropriada para a idade;
  • Comece convidando a criança para falar sobre o assunto;
  • Faça perguntas abertamente e ouça a criança
  • É importante ser bom ouvinte;
  • Não minimize ou se esquive das preocupações da criança, assegure-se de reconhecer os sentimentos dela.

Importante reforçar sobre as boas práticas de higiene com as crianças e para que fique claro usar o lúdico para contextualizar.

  • Mostre no concreto a importância de larvar as mãos de maneira correta. Sugestão:
  • Falar sobre a nova maneira de se relacionar é importante, crianças sentem falta do contato com os colegas e professores. Não poder abraçar, beijar e pegar nas mãos pode ser um desafio. A atividade com orégano ou glíter ajuda a mostrar o quanto o vírus pode se espalhar quando temos o contato físico com as pessoas.
C:\Users\Jéssica\Pictures\glitter_montagem.jpg
Essa experiência ajuda as crianças a entenderem de forma lúdica a importância de lavar as mãos.

Jogo para reforçar sobre os cuidados:

C:\Users\Jéssica\Pictures\2e1b7aaa5cc13cc34dc344947d35332b.jpg
Forma divertida de ensinar cuidados.

É muito importante que a família adote alguns hábitos e regras no cotidiano dos pequenos. Uma rotina para criança, colabora para a organização do tempo, maior confiança e independência diminuído a ansiedade nesse período. Saber o que vai acontecer durante o dia e a repetição destes acontecimentos cria um ambiente saudável, fazendo com que as crianças se sintam confortáveis e seguras.

Comece já a organizar a rotina de horários para que quando retornarem as atividades sintam o menos possível.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Como preparar as crianças para o retorno pós-pandemia?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como preparar as crianças para o retorno pós-pandemia?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como preparar as crianças para o retorno pós-pandemia?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This