As 4 formas mais comuns de violência infantil

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Atualizado em 25/01/2021
Por Gabriel Neves

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Atualizado em 25/01/2021
Por Gabriel Neves
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Embora a violência infantil seja um assunto difícil de ser abordado, seu debate é de extrema importância. Em primeiro lugar porque ela está presente no cotidiano de muitas crianças e adolescentes brasileiros, se mostrando como um grande problema de saúde pública. Além disso, ela pode afetar profundamente a vida das vítimas. 

Mas o que ela é afinal?

A violência infantil é entendida como o uso de força física ou do poder, real ou em ameaça, contra crianças e adolescentes que resulte ou tenha grande possibilidade de causar lesão, morte, dano psicológico, deficiência no desenvolvimento ou privação. Até aqui percebemos que ela pode se manifestar de diversas formas, não é mesmo?

Então vamos lá falar um pouco dos seus tipos mais frequentes. 

1 – Maus-tratos

O primeiro tipo da nossa lista está relacionado aos maus-tratos, que envolvem principalmente a violência física, emocional e a negligência. Damos destaque aqui aos autores típicos desse tipo de violência que são os pais, cuidadores ou outras figuras de autoridade. Os maus tratos ocorrem mais frequentemente dentro de casa.

2 – Bullying

Bullying - Quando brincadeiras e implicâncias viram agressão
Por mais que pareça uma brincadeira, o Bullying é uma forma de violência muito séria

Você provavelmente já ouviu essa palavra e apesar de ela ser utilizada em muitas situações cotidianas de forma leviana, é uma forma de violência muito séria.

O bullying é definido como o comportamento repetitivo e agressivo de uma criança ou um grupo de crianças que não são irmãos nem têm relações afetivas com a vítima. Destaca-se aqui a repetição dos atos violentos que são a essência desse tipo de violência. O bullying é frequentemente praticado em escolas e on-line (cyberbullying).

3 – Violência sexual

Esse é outro assunto muito presente nos noticiários e no debate público devido à sua grande frequência e gravidade. Mas como ela ocorre? Podemos pensar em quatro formas principais:

terapia-online-casule-banner
  • Contato físico de natureza sexual, efetivado ou tentado. Simplificando: Toque, carícias e estimulação de partes íntimas pelo autor da violência sobre o corpo da criança ou adolescente contra a sua vontade.
  • Atos de cunho sexual que não envolvem contato físico, como por exemplo o voyeurismo (observar a criança/adolescente ao se despir ou nua) ou o assédio sexual (constranger a vítima com discurso de teor sexual). 
  • Exploração pelo tráfico sexual e prostituição cometidos contra a criança/adolescente.
  • Exploração e divulgação on-line de conteúdo sexual envolvendo crianças/adolescentes.

A violência sexual, seja de qual tipo for, pode acontecer dentro da própria residência e também no contexto familiar mais amplo como, por exemplo a casa de outros familiares. Pode ser cometida também na escola e em qualquer outro espaço que as crianças/adolescentes frequentem. Os autores desse tipo de violência são, frequentemente, homens; eles podem ser familiares, conhecidos, vizinhos e outros indivíduos que estejam em uma posição de poder em relação à criança/adolescente.

4 – Testemunho de violência

Por último, mas não menos importante, temos o testemunho de violência. Esse tipo de violência está intimamente relacionado com a violência doméstica. Nesse caso, a criança/adolescente presencia um ou mais episódios de violência entre os pais, ou responsáveis (de natureza sexual, física ou emocional). Podemos pensar como exemplo uma criança que vê o pai batendo, humilhando e/ou estuprando a mãe. Infelizmente esse é um cenário frequente em nosso país e cada vez mais se torna a realidade de muitas famílias. 

A psicoterapia, nestes casos, se torna uma ferramenta essencial, pois pode ajudar no acolhimento, cuidado e suporte dessas crianças e adolescentes que tenham sofrido violação de direitos, além de oferecer também um suporte essencial aos familiares e muitas vezes técnico às escolas.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicólogo, pós-graduando em Terapia Cognitivo-comportamental e Psicologia Forense. Possui experiência em Saúde Mental e Saúde Pública. Apaixonado pela atuação clínica e tem como horizonte a promoção da saúde mental, do bem-estar e autonomia dos sujeitos! Busca ajudar pessoas a encontrarem seu lugar no mundo e dentro de si mesmas, vivendo de forma saudável e prazerosa. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre As 4 formas mais comuns de violência infantil, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Gabriel Neves, aqui no Blog.
Psicólogo, pós-graduando em Terapia Cognitivo-comportamental e Psicologia Forense. Possui experiência em Saúde Mental e Saúde Pública. Apaixonado pela atuação clínica e tem como horizonte a promoção da saúde mental, do bem-estar e autonomia dos sujeitos! Busca ajudar pessoas a encontrarem seu lugar no mundo e dentro de si mesmas, vivendo de forma saudável e prazerosa. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: As 4 formas mais comuns de violência infantil.

1 Comentário

  1. Letícia

    Conteúdo muito interessante.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This