Habilidades Sociais na Infância

Atualizado em 27/10/2021
Por Redatora Casule

Habilidades Sociais na Infância

Atualizado em 27/10/2021
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Habilidades Sociais na Infância

Aperte o play para escutar este conteúdo.

O amplo repertório de habilidades sociais na infância está diretamente relacionado ao bom funcionamento da criança, em que, na prática, podemos perceber esse efeito pelo rendimento escolar, responsabilidade, cooperação e independência na execução de tarefas.

Dessa forma, a falta dessa habilidade pode acontecer pelo fato da criança não ter tido estímulo da família e/ou dentro da escola que proporcionasse condições de aprendizagem e oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento da socialização mais assertiva.

Mas o que são habilidades sociais?

Habilidades sociais são as habilidades que usamos todos os dias para interagir e nos comunicar com outras pessoas. Incluem comunicação verbal e não verbal, como fala, gestos, expressão facial e linguagem corporal.

Uma pessoa possui fortes habilidades sociais se souber como se comportar em situações sociais e compreender as regras escritas e implícitas ao se comunicar com outras pessoas.

Por que as habilidades sociais são importantes?

As Habilidades sociais são vitais para permitir que um indivíduo tenha e mantenha interações positivas com outras pessoas. Muitas dessas habilidades são cruciais para fazer e manter amizades.

As interações sociais nem sempre funcionam bem e um indivíduo precisa ser capaz de implementar estratégias adequadas, como a resolução de conflitos quando surgem dificuldades nas interações.

Também é importante que os indivíduos tenham “empatia” (ou seja, ser capaz de se colocar no lugar de outra pessoa e reconhecer seus sentimentos), pois isso lhes permite responder de uma forma compreensiva e atenciosa a como os outros estão se sentindo.

Como a falta de habilidades sociais se manifesta nas crianças?

A falta de habilidade é perceptível em situações onde nas seguintes situações:

terapia-online-casule-banner
  • não conseguem solicitar uma informação importante;
  • fazer perguntas ao professor ou a algum outro adulto diferente dos pais;
  • conversar e participar de discussões de ideias.
  • Interagir com outras crianças.

Portanto, a criança não consegue se expressar e deixa de desenvolver aspectos importantes de habilidades necessárias para conviver em sociedade.

Quais as consequências da falta de habilidades sociais na infância?

Ainda durante a infância, a criança pode começar a ter comportamentos antissociais, ser rejeitado pelos colegas na escola, o que pode levar também a efeitos desfavoráveis para um desenvolvimento saudável.

Além disso, as consequências podem acometer a criança até a vida adulta, manifestando-se mais tarde através da depressão, problemas conjugais, realização profissional, entre outros. 

Identifiquei que meu filho não tem habilidades sociais. O que fazer?

Busque ajuda especializada, além de identificar as causas, a terapia ainda pode ressignificar essa deficiência e transformar esse processo em aprendizagem e inteligência social.

A Família e escola também devem trabalhar de forma conjunta para possibilitar o desenvolvimento dessas habilidades, que na vida da criança serão refletidas em: civilidade, empatia, autocontrole, capacidade de fazer amizades, assertividade, etc.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Habilidades Sociais na Infância

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Habilidades Sociais na Infância, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Habilidades Sociais na Infância.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This