voce-sabe-o-que-sao-as-habilidades-sociais-blog-casule

Você sabe o que são as habilidades sociais?

Atualizado em 04/09/2019
Por Redatora Casule

Você sabe o que são as habilidades sociais?

Atualizado em 04/09/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que são as habilidades sociais?

Ser socialmente hábil em uma situação interpessoal significa conseguir ter comportamentos que expressem sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos de modo adequado à situação, respeitando os outros e a si mesmo. Esses são comportamentos que geralmente ajudam a resolver problemas imediatos, diminuindo a probabilidade de problemas futuros.

As habilidades sociais se relacionam com a saúde, satisfação pessoal, realização profissional e qualidade de vida e são comportas por três dimensões principais: 

  • Dimensão comportamental: relacionada ao tipo de comportamento realizado;
  • Dimensão pessoal: relacionada às variáveis cognitivas (pensamentos);
  • Dimensão situacional: relacionada ao contexto específico da situação;

Avaliar a melhor forma de agir num contexto específico dependerá então dos objetivos da pessoa diante de cada situação. As habilidades sociais são aprendidas, mais comumente de formas não sistemática, nas relações interpessoais – seja com pais, amigos, cônjuge, colegas de trabalho e mídia em geral. Contudo, elas também podem ser aprendidas de forma sistemática, por meio de programas de treinamento em habilidades.

terapia-online-casule-banner

Ao pensar em habilidade sociais é importante saber que não há uma única maneira correta de se comportar socialmente. É preciso levar em consideração o contexto cultural, as variáveis da situação e o que você espera e acha que é esperado de cada situação. 

A terapia Cognitivo-Comportamental pode auxiliar a desenvolver uma melhor forma de agir diante das situações, a fim de aperfeiçoar o seu desempenho social através de:

  • Avaliação dos seus pensamentos; 
  • Identificação das emoções;
  • Identificação das dificuldades;
  • Treino de diálogos e situações;
  • Desenvolvimento de assertividade;
  • Desenvolvimento da empatia;
  • Desenvolvimento de solução de problemas interpessoais.

Importante sempre destacar que a psicoterapia é um processo gradual, a mudança acontece aos poucos, é um caminho percorrido sempre passo a passo, sempre respeitando os limites de cada um.

Referências:

Penido, M.A., Pinheiro, T.C. Habilidades Sociais. In: Carvalho, M.R, Malagris, L.E.N., Rangé, B.P. Psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental. (2019).

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Você sabe o que são as habilidades sociais?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe o que são as habilidades sociais?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe o que são as habilidades sociais?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This