Com base nas histórias de super-heróis é possível trabalhar diversos temas e habilidades com as crianças. A maioria das histórias tratam de assuntos como humanidade, emoções, justiça, amizade, confiança, altruísmo, humildade, empatia, virtudes, esperança, responsabilidade, fazer o bem…
As crianças tendem a admirar um personagem e buscam “copiá-lo”, se inspiram nele. Então por que não aproveitar esse gancho para explorar o desenvolvimento de habilidades, estimular bons comportamentos e tratar assuntos importantes para a formação e educação dos pequenos?
As histórias de heróis mostram que toda ação tem uma consequência, e temos que ser responsáveis por nossas escolhas. Ensinam o que é certo e o que é errado, a se colocar no lugar das outras pessoas (empatia), a buscar soluções para diversos problemas (resolução de problemas), a perdoar, a controlar nossas emoções (inteligência emocional), ensinam também a importância do amor e do respeito, a acreditar no nosso potencial, a lutar pelo que acreditamos, a aprender com os erros.
Os super-heróis enfrentam vilões, tempestades, injustiças, guerras e muitos outros desafios, tudo isso para salvar a humanidade (altruísmo). Para as crianças, eles são a definição de força, determinação e coragem. O que não quer dizer que não sintam medo. Sentir medo é normal, e ajuda os super-heróis a estarem alertas e preparados. O mais importante é enfrentar o medo, não ser dominado por ele.
Respeitar as diferenças é outro ponto que os heróis nos ensinam. Não importa se somos verdes, azuis, brancos, negros, grandes, pequenos, feitos de pedra, de borracha, ou de carne e osso, desse planeta ou de outro, da terra ou do fundo do mar, não importa a forma como nos locomovemos… Cada um é único! Cada um tem suas forças e poderes especiais (que não necessariamente são superpoderes), bem como possuem pontos fracos e habilidades a desenvolver. Porém, quando identificamos nossas fraquezas, podemos usar estratégias a fim de superarmos essas dificuldades.
Cada super-herói, assim como cada um de nós tem sua história de vida, uns vem de família rica, outros passaram por dificuldades, tem aqueles que são órfãos, alguns têm famílias grandes, que pode ou não ser família de sangue, outros vivem isolados; tem os que são líderes, os tímidos, os que falam muito, os que reclamam, os que cuidam dos demais; alguns cresceram cercados de amor, outros tiveram uma infância difícil; têm super-heróis que lidam com problemas familiares e outros tem dificuldade de se relacionar socialmente. Super-heróis também têm problemas porque são seres como nós! E nós também podemos ser super-heróis, basta acreditarmos em nós mesmos e nas nossas habilidades, e usar tudo isso para o bem de todos… da gente, da nossa família, da nossa escola, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso país e do planeta!
Quando ajudamos nas tarefas de casa, estamos agindo como super-herói, quando reciclamos o lixo também, ou quando doamos nossas roupas que não servem mais, ou um brinquedo ao ganhar um novo, quando respeitamos nossos colegas ou ajudamos alguém a atravessar a rua, quando vemos um amigo triste e o envolvemos com um abraço. Para ser super-herói não precisa ter uma roupa diferente ou poderes especiais, o heroísmo está nas atitudes!
A seguir, perguntas para estimular a reflexão junto às crianças:
- Qual seu super-herói favorito?
- O que você mais gosta nele?
- Como ele lida com os desafios e problemas?
- Descreva as qualidades dele.
- Você tem alguma dessas qualidades?
- Se não, tem alguma que gostaria de desenvolver?
- O que ele te ensina?
- Tem alguma coisa que você poderia ensinar para ele?
- O que ele faz que você acha legal?
- Qual cena você mais gosta?
- Qual seria o seu codinome de super-herói?
- Qual o seu poder?
- E suas habilidades?
- Qual seu ponto fraco?
- Agora que você já sabe suas habilidades e seu ponto fraco, o que você poderia fazer para ficar mais forte?
- Você tem alguma atitude parecida com a do seu super-herói preferido?
- O que cada um de nós pode fazer para ser um super-herói?
- Quais as diferenças entre o super-herói e o vilão?
Terapia Casule
A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!
Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!
Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!
Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube.