Tecnologia e Infância: Os prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil

Atualizado em 15/06/2017
Por Redatora Casule

Tecnologia e Infância: Os prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil

Atualizado em 15/06/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tecnologia e Infância: Os prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil

Um dos assuntos mais comentados atualmente é sobre o uso exagerado da tecnologia. Todo o excesso costuma fazer mal a quem adota tais hábitos, seja ele qual for.

Com a evolução da tecnologia e a facilidade de acesso, um novo questionamento vem surgindo em casa. É fato que todos esses equipamentos como notebooks, celulares, TVs e tablets fazem parte do nosso dia-a-dia, mas podem e necessitam ser mais bem utilizados pelas famílias, principalmente pelas crianças.

As crianças normalmente têm facilidade de aprendizado, pois na maioria das vezes encontram adultos fazendo uso de equipamentos e acabam aprendendo por observação.

É provado que quanto menor a idade, menos tempo é indicado para o uso da tecnologia, mas infelizmente o que encontramos atualmente em nossa sociedade é uma realidade oposta a essa. Devido a esse excesso, as crianças estão desenvolvendo problemas emocionais e neurológicos.

Tecnologia e Infância

Os principais prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil são: ansiedade, sensação de solidão, obesidade, depressão, alienação, baixa autoestima, aumento da agressividade, atraso no aprendizado, raiva, afastamento social, dificuldade de concentração e impulsividade. Além disso, boa parte das crianças que costumam passar mais tempo conectados se sentem tristes, desanimados e cansados.

terapia-online-casule-banner

Desta forma, pode-se pensar que essa possa ser uma das causas do aumento de déficit de atenção e hiperatividade entre as crianças de nossa sociedade atual. Os efeitos negativos da internet já fazem parte do quadro de doenças contemporâneas e estão cada vez mais frequentes nos consultórios psicológicos.

Devido a todos os riscos emocionais, neurológicos e físicos, o sentimento de vazio pode ser potencializado em uma casa onde todos, nos momentos de possível convivência encontram-se conectados e consequentemente “isolados”. Para os pais e/ou responsáveis que sentem dificuldades em retirar ou diminuir o tempo da tecnologia de seus filhos, fica uma dica: O caminho não é a proibição do uso, mas sim a consciência dele!

Os prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil

É importante lembrar que carinho, interação social, contato, atividades em família são muito importantes e fazem parte do desenvolvimento saudável de qualquer ser humano, e as crianças merecem essa atenção especial.

Como a tecnologia tem sido utilizada por seus filhos e sua família?

Pense nisso e faça diferente!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Tecnologia e Infância: Os prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Tecnologia e Infância: Os prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Tecnologia e Infância: Os prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This