A-importância-da-rede-de-apoio-no-processo-de-psicoterapia

A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia

Atualizado em 17/08/2020
Por Nayara Benevenuto

A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia

Atualizado em 17/08/2020
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Muito se fala sobre o acolhimento, alternativas de tratamento, estratégias, dicas e orientações necessárias para os pacientes que estão passando por um momento de sofrimento mental, ou possuem algum tipo de transtorno ou realizam psicoterapia. No entanto, pouco é abordado sobre a importância dos familiares e indivíduos que fazem parte do cotidiano e convívio do paciente, que compõem a rede de apoio, sendo considerados parte importante do processo terapêutico, também poder buscar por ajuda, cuidados e orientação.

“Então quer dizer que em todos os casos a psicoterapia é necessária?”

A terapia pode ser indicada em diversos casos, em relação à rede de apoio, ela pode auxiliar em casos onde os indivíduos que estão inseridos nesse contexto tem dificuldade de lidar com os comportamentos do paciente, ou estão inseridos acompanhando o tratamento, por exemplo, ajudando nos cuidados, ou morando na mesma residência, ou não sabem como auxiliar à distância, quando atividades diárias estão sendo comprometidas e disfuncionais, podendo ocasionar um estresse psíquico, esgotamento físico e mental

Estresse psíquico, Esgotamento físico e mental
A rede de apoio ajuda a inibir estresse psíquico, Esgotamento físico e mental

Seja você familiar ou cuidador, você também é muito importante nesse processo. Você faz parte da rede de apoio do paciente e também precisa e merece autocuidado e suporte para não comprometer a sua saúde mental e também contribuir para o desenvolvimento e mudança do paciente. 

terapia-online-casule-banner

E como o Psicólogo pode auxiliar nesse processo?

psicoeducação
Psicoeducação é uma ferramenta importante para estabelecer a rede de apoio.

Através de ferramentas importantes como a psicoeducação, escuta qualificada, identificação dos aspectos da dinâmica familiar, evidências sobre as formas de comportamento, as construções de crenças, valores, sentimentos, pensamentos e a repercussão dos mesmos na sua própria vida e do paciente, explicar a respeito dos sintomas caso exista uma psicopatologia, buscar e levantar possíveis alternativas mais apropriadas e funcionais de lidar com as demandas existentes, a fim de promover maior e melhor saúde e bem-estar.  

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This