Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Atualizado em 22/02/2021
Por Redatora Casule

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Atualizado em 22/02/2021
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem. 

Deveríamos nos atentar para os sinais que nos dão nossas emoções tanto quanto fazemos com os sinais físicos. Pense na importância que você dá quando surge alguma dor no seu corpo ou uma febre. Logo você procura a causa pensando o que pode ter provocado aquele sintoma: “Será que peguei muito peso?” ou “Por que estou com febre? Será da garganta, uma virose?” E então você avalia se precisa procurar um profissional para tratar aquele problema. Assim deveríamos fazer com nossas emoções. Se você está há um tempo vendo o mundo com uma lente triste e pessimista, se sente que precisa de uma ajuda profissional ou se a ansiedade está alcançando picos que te atrapalham no dia a dia, busque ajuda. 

Muitos ainda acreditam que psicólogo só trata de pessoas loucas…

Esse pensamento não poderia estar mais errado! Afinal, a psicoterapia é indicada para quem passa por um sofrimento que pode estar relacionado com a autoestima, com o desempenho, com incertezas, insatisfação, relacionamentos, enfim com algum aspecto de sua vida com o qual não esteja sabendo lidar mas também é indicada para quem sofre com algum tipo de transtorno mental. Para quem tem transtorno a psicoterapia é necessária juntamente com a consulta de um médico psiquiatra para avaliar a necessidade de se utilizar medicamentos. Caso não seja esse o seu caso, você pode colher os benefícios de procurar um psicólogo se sentir necessidade.

Outra fala muito comum é “Eu não preciso de terapia, tenho uma amiga que me dá ótimos conselhos.” Os amigos são muito importantes sem dúvida, mas não substituem um profissional. O psicólogo cognitivo comportamental faz seu trabalho baseado em métodos e evidências científicas, além de proporcionar uma escuta ativa, sem julgamentos e direcionada para detectar padrões de comportamentos e pensamentos disfuncionais facilitando assim com que o paciente possa ver sua vida sob outra perspectiva, mais realista e funcional. O autoconhecimento e a ressignificação são inerentes ao processo terapêutico.

O medo de ser rotulado com algum transtorno desencoraja muitos a procurarem o tratamento adequado. Para quem sofre de algum transtorno, o diagnóstico diz das possibilidades de tratamento e não das limitações e rótulos. Tratar adequadamente uma condição trará qualidade de vida e menos sofrimento. 

terapia-online-casule-banner

Fazer psicoterapia pode te trazer inúmeros benefícios como a consciência e regulação emocional, além melhorar seu relacionamento consigo mesmo e com o mundo a partir de uma mudança de perspectiva e conhecimento de suas próprias vulnerabilidades.

Como disse a pesquisadora e escritora americana Brené Brown, o que nos torna fracos não são nossas vulnerabilidades, já que todos as temos, mas sim o nosso medo diante dela. Conhecer nossas fraquezas só vai nos deixar mais fortes!

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Mitos e verdades sobre a psicoterapia, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Mitos e verdades sobre a psicoterapia.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This