O psicólogo pode... - casule

O psicólogo pode…?

Atualizado em 30/11/2017
Por Redatora Casule

O psicólogo pode…?

Atualizado em 30/11/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O psicólogo pode…?

Diariamente nós psicólogos recebemos perguntas sobre o que a psicologia (psicólogo) pode ou não fazer. Você também tem essa curiosidade? Ao longo deste texto iremos discutir sobre o assunto e esclarecer algumas dúvidas frequentes. Um dos questionamentos mais comum é relacionado ao atendimento de pessoas da mesma família. Alguns pacientes falam, porque você não pode atender o meu irmão também? Nesse caso, o recomendado é encaminhar o irmão do paciente para outro psicólogo. O atendimento de pessoas da mesma família não é recomendado pois o planejamento terapêutico ficará enviesado, violando o princípio da neutralidade. Já que de acordo com a terapia cognitivo comportamental, um mesmo evento pode ser percebido e interpretado de diferentes formas. E caso ocorra algum evento em comum que interfira em ambas as partes a orientação psicológica ficará comprometida.

Também surge a indagação sobre o porquê nós não podemos atender a pessoas da nossa família. Segundo o código de ética “Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado”, portanto não é ético atender familiares. A aliança terapêutica, bem como a relação familiar podem ficar prejudicadas pela ausência de imparcialidade, sendo essa fundamental para um tratamento colaborativo e eficaz.

O psicólogo tem psicólogo? Nós psicólogos podemos ter um acompanhamento psicoterapêutico, se necessário. Ao contrário do que muitos pensam, nós também temos nossas demandas para ser ouvidas e trabalhadas. Podemos nos sentir ansiosos, deprimidos, vivenciar um momento difícil e poderemos nos beneficiar da psicoterapia em alguma dessas ocasiões. Não estamos livres dos transtornos psiquiátricos. E nada mais do que justo cuidarmos também da nossa saúde mental, do nosso bem estar. Em algumas linhas teóricas da psicologia o psicólogo precisa necessariamente receber atendimento psicológico (análise, terapia) como um dos pilares de sua formação profissional.

Além dos benefícios acima citados, a terapia pode ser fundamental para um psicólogo em formação ou recém-formado. As sessões serão “modelos” práticos que os “alunos” poderão aprender, sobre o setting terapêutico, a importância da postura ética e moral, a relação terapêutica. Além disso, contribuímos para a ruptura de estigmas e preconceitos em relação a pessoas que fazem tratamento psicoterapêutico e ou psiquiátrico.

terapia-online-casule-banner

Por fim, o questionamento se o psicólogo pode chorar? Muitas pessoas acreditam que nós psicólogos não choramos, mas por incrível que pareça, nós nos emocionamos, nos irritamos, assim como também ficamos eufóricos, alegres e ansiosos. Porém, no setting terapêutico precisamos ter o cuidado em controlar nossas emoções, e principalmente a de chorar durante alguma sessão. Porém, isso pode ocorrer em algum momento. Nossa voz pode embargar, nossos olhos podem encher de água..) até porque as emoções precisam ser vivenciadas e  controlá-las nem sempre é eficaz.

Confira também no nosso canal do youtube um vídeo sobre este assunto PSICÓLOGO CHORA? Atende família e amigos? E o coach?? • Café Casule #1: Psicologia e Coaching

 

Fonte:http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica1.pdfhttps://casule.com/por-que-o-psicologo-nao-atende-mais-de-uma-pessoa-da-mesma-familia/

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

O psicólogo pode…?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O psicólogo pode…?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O psicólogo pode…?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This