Estratégias para reduzir a vontade por doces

Estratégias para reduzir a vontade por doces

Atualizado em 09/08/2021
Por Editor de Conteúdo

Estratégias para reduzir a vontade por doces

Atualizado em 09/08/2021
Por Editor de Conteúdo
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estratégias para reduzir a vontade por doces

Aperte o play para escutar este conteúdo.

É fisiológico o paladar humano apresentar preferência pelo sabor doce, este fato pode estar relacionado à ancestralidade, pois o doce está associado a sensação de conforto e segurança ao passo que o sabor amargo podia indicar perigo (associado ao envenenamento) a uma possível tentativa de ataque do inimigo.

Trazendo a explicação acima para a realidade, sabe-se que o consumo exagerado de alimentos açucarados gera ainda mais vontade de ingerir o açúcar. Este consumo excessivo altera o sistema de recompensas do nosso cérebro resultando em um desequilíbrio que pode levar à essa fissura pelo açúcar.

O mecanismo de recompensa acontece porque está relacionado à dor e ao prazer: sentiu dor, busca por prazer; sentiu medo, busca por segurança. Este comportamento é uma resposta inconsciente do nosso cérebro na busca pelo prazer e fuga da dor e pode ser uma pedra no sapato para aqueles que buscam se alimentar melhor e geralmente os ansiosos são os mais afetados.

A recompensa na ingestão desses alimentos costuma ser alta, facilitando seu consumo uma vez que são de fácil acesso, baixo custo, trazem sensação de prazer e baixa percepção de alteração corporal a curto prazo. Embora não haja uma solução definitiva para corrigir esse comportamento, existem algumas estratégias simples que podem auxiliar.

6 estratégias para reduzir a vontade por doces

● Praticar atividade física ajuda a contrabalancear o desequilíbrio no nosso sistema de recompensa causado pelo consumo excessivo de açúcar;

● Diminua gradativamente a adição do açúcar ou adoçante no café, sucos e chás;

● Reduza o consumo de adoçantes artificiais, pois eles alteram a nossa percepção natural do sabor doce encontrado nos alimentos e essas
alterações são percebidas tanto nas papilas gustativas como também no cérebro.

terapia-online-casule-banner

● Prefira consumir frutas cítricas após o almoço ou jantar;

● Evite o consumo de balas e chicletes “inofensivos”, algumas marcas apresentam altas quantidades de açúcar. Atenção aos diets e zero açúcar,
leia o rótulo;

● Evite esses alimentos “tentadores” em casa, pois a chance de consumi-los de maneira rápida é ainda maior.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.
Casule Play

Estratégias para reduzir a vontade por doces

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Estratégias para reduzir a vontade por doces, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Editor de Conteúdo, aqui no Blog.
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Estratégias para reduzir a vontade por doces.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This