Estratégias para reduzir a vontade por doces

Estratégias para reduzir a vontade por doces

Atualizado em 09/08/2021
Por Letícia Rezende

Estratégias para reduzir a vontade por doces

Atualizado em 09/08/2021
Por Letícia Rezende
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estratégias para reduzir a vontade por doces

Aperte o play para escutar este conteúdo.

É fisiológico o paladar humano apresentar preferência pelo sabor doce, este fato pode estar relacionado à ancestralidade, pois o doce está associado a sensação de conforto e segurança ao passo que o sabor amargo podia indicar perigo (associado ao envenenamento) a uma possível tentativa de ataque do inimigo.

Trazendo a explicação acima para a realidade, sabe-se que o consumo exagerado de alimentos açucarados gera ainda mais vontade de ingerir o açúcar. Este consumo excessivo altera o sistema de recompensas do nosso cérebro resultando em um desequilíbrio que pode levar à essa fissura pelo açúcar.

O mecanismo de recompensa acontece porque está relacionado à dor e ao prazer: sentiu dor, busca por prazer; sentiu medo, busca por segurança. Este comportamento é uma resposta inconsciente do nosso cérebro na busca pelo prazer e fuga da dor e pode ser uma pedra no sapato para aqueles que buscam se alimentar melhor e geralmente os ansiosos são os mais afetados.

A recompensa na ingestão desses alimentos costuma ser alta, facilitando seu consumo uma vez que são de fácil acesso, baixo custo, trazem sensação de prazer e baixa percepção de alteração corporal a curto prazo. Embora não haja uma solução definitiva para corrigir esse comportamento, existem algumas estratégias simples que podem auxiliar.

6 estratégias para reduzir a vontade por doces

● Praticar atividade física ajuda a contrabalancear o desequilíbrio no nosso sistema de recompensa causado pelo consumo excessivo de açúcar;

● Diminua gradativamente a adição do açúcar ou adoçante no café, sucos e chás;

● Reduza o consumo de adoçantes artificiais, pois eles alteram a nossa percepção natural do sabor doce encontrado nos alimentos e essas
alterações são percebidas tanto nas papilas gustativas como também no cérebro.

terapia-online-casule-banner

● Prefira consumir frutas cítricas após o almoço ou jantar;

● Evite o consumo de balas e chicletes “inofensivos”, algumas marcas apresentam altas quantidades de açúcar. Atenção aos diets e zero açúcar,
leia o rótulo;

● Evite esses alimentos “tentadores” em casa, pois a chance de consumi-los de maneira rápida é ainda maior.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Casule Play

Estratégias para reduzir a vontade por doces

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Estratégias para reduzir a vontade por doces, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Letícia Rezende, aqui no Blog.
Nutricionista graduada pela UFJF, pós graduanda em Oncologia multiprofissional e Fitoterapia. Atualmente trabalho na área clínica onde realizo atendimentos que abrangem diversos perfis e objetivos, como: emagrecimento, desordens metabólicas, saúde da mulher, hipertrofia, transtornos alimentares. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Estratégias para reduzir a vontade por doces.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O funcionamento do TDAH em adultos

O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH, é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como característica essencial um padrão persistente de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, o qual costuma persistir na vida adulta resultando no comprometimento do funcionamento social, acadêmico e profissional.
Leia mais
O funcionamento do TDAH em adultos

5 passos para solucionar um problema

Em nosso cotidiano sempre surgem problemas inesperados, não conseguimos fugir deles. Nesse vídeo busco explicar quais são os passos mais importantes para estruturarmos uma solução assertiva.
Leia mais
5 passos para solucionar um problema

Formas de Comunicação

A maneira como você expressa sua opinião e interesses está muito relacionada com a interpretação que o outro vai fazer de você, ou da conversa que vocês estão tendo.
Leia mais
formas de comunicação
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This