Não-consegue-emagrecer---Casule---psicóloga-Ana-Carolina

Não consigo emagrecer… e agora?

Atualizado em 11/02/2019
Por Redatora Casule

Não consigo emagrecer… e agora?

Atualizado em 11/02/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Não consigo emagrecer… e agora?

Muitas vezes nos deparamos com dificuldades em emagrecer e obter resultados positivos nesse aspecto.  Estranhamos essa dificuldade, já que pra emagrecer, parece claro que precisamos cuidar da alimentação e praticar atividades físicas. Parece simples e até óbvio porém, existem outros fatores que influenciam nesse processo, que nos dificultam até mesmo em seguir dietas e praticar as atividades necessárias, e um deles é a nossa forma de pensar e se comportar diante desse “estilo de vida” mais saudável. “Não só com restrição e malhação se perde peso”.  É necessário trabalhar a cabeça a favor do processo. Emagrecer exige mudança comportamental e cognitiva, uma modificação no jeito de pensar. 

A sociedade está culturalmente aliada ao comer como bem estar. Se estamos felizes e queremos comemorar, comemos algo gostoso. Quando algo ruim acontece e estamos chateados, optamos por comer para melhorar o humor. Se nos reunimos com os amigos ou com a família petiscamos alguma coisa também. Além da cultura, muitas vezes o alimento aparece através da distração ou do hábito: pego um material para estudar ou trabalhar em casa e, quando percebo, já estou “beliscando” alguma coisa enquanto produzo. Se estamos ansiosos por uma resposta importante, escolhemos a comida como fonte de descarregar e aliviar essa ansiedade… Enfim! Existem inúmeros fatores que comumente nos aproximam do alimento, mesmo que não haja necessidade. 

Porém, comer não consiste em uma ação automática. Processos automáticos são processo involuntários, como os batimentos cardíacos, não temos controle sobre eles. Comer é um processo voluntário, você decide comer, ou não.  E por mais difícil que possa parecer, é possível aprender a ter mais controle sobre suas decisões alimentares. O hábito de comer desregradamente precisa ser identificado e modificados para o sucesso de um processo de emagrecimento, e a terapia é uma aliada importante nesse momento. 

terapia-online-casule-banner

A terapia cognitivo comportamental (TCC) vem comprovando sua eficácia como auxiliar no tratamento da obesidade. Através dela, é possível identificar os principais motivos que estão associados à sua alimentação excessiva ou desnecessária; a diferença entre sentir fome e sentir vontade de comer; os pensamentos sabotadores que lhe dificultam a resistir a um desejo de comer; e até a forma de respondê-los de maneira funcional. A TCC trabalha com pensamentos, sentimentos e comportamentos, que são pontos fundamentais em qualquer mudança de padrão cognitivo e/ou comportamental, como o perder peso.

Durante o processo terapêutico o paciente aprende a lidar com a ansiedade, tristeza, estresse e culpa que são sentimentos que aparecem com frequência ligados à problemas com a comida.  Aprende a organizar melhor sua rotina e colocar a alimentação como uma atividade prazerosa sim, mas não a única.

A terapia mostra que a responsabilidade pelos atos de comer são de cada um e que é necessário tomar para si, o controle da dieta e dos exercícios ao invés de esperar resultados milagrosos. Ensina também novas possibilidades de lidar com os impulsos de comer, ajuda na aderência à dieta e na maneira de se relacionar com a comida a manutenção de um corpo e mente saudáveis.

É bastante interessante quando existe uma diversidade de profissionais associados ao processo de emagrecimento de um paciente, como um(a) terapeuta, um(a) nutricionista e um educador(a) físico(a). O paciente recebe um protocolo mais completo, fica mais amparado e permite a troca de experiências entre os próprios profissionais. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Não consigo emagrecer… e agora?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Não consigo emagrecer… e agora?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Não consigo emagrecer… e agora?.

0 comentários

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This