Medo ou fobia?

Atualizado em 20/12/2021
Por Nayara Benevenuto

Medo ou fobia?

Atualizado em 20/12/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Medo ou fobia?

O medo é uma emoção natural, inerente ao ser humano, todos nós temos e já sentimos em maior ou menor grau em algum momento da vida em diversas situações. E o que o difere da fobia?

A fobia específica é considerada um transtorno, que possui como característica o medo ou ansiedade em relação à presença de um objeto, ou evento particular, sendo assim, a resposta que a pessoa tem sobre o estímulo fóbico é diferente, pois ela tende a ser muito mais exacerbada do que comumente as pessoas apresentam ao sentirem medo. 

E em quais situações isso pode ocorrer?

No caso da fobia específica o medo ou a ansiedade são considerados intensos e podem surgir diante da proximidade ou contato do que a pessoa teme, ou por antecipação ao pensar no objeto ou situação específica. 

Assim como em muitos outros transtornos, a fobia especifica gera um sofrimento significativo na vida da pessoa e prejuízos nas suas relações pessoais, sociais, e profissionais, por exemplo. Isso acontece, pois as pessoas desenvolvem um comportamento evitativo, deixando de ir a diversos lugares devido ao temor e ansiedade intensos que sentem, “prevenindo-se” dessa forma. 

A fobia pode ser em relação a animais, como aranhas, insetos, cães e gatos, então passam a evitar a andar nas ruas, ir à casa de familiares e amigos, evitam entrar em lugares escuros ou antigos. Em relação a ambientes ou fenômenos naturais, como tempestades, água e altura, não conseguem passar em pontes e optam por pegar caminhos alternativos. Sangue, agulhas e ferimentos, deixam de passar por procedimentos médicos para não terem contato. Situacionais, como avião ou ambientes fechados, não entrando em elevadores, grutas, e cavernas. 

terapia-online-casule-banner

Embora, ocasionalmente esse transtorno seja desenvolvido após uma situação traumática, como, por exemplo, em relação aos animais, terem sido atacados, ou em relação a ambientes fechados, terem ficado presos, muitas pessoas costumam não se lembrar do início de suas fobias, mas não se esqueça que existe tratamento, e a ajuda de um profissional é essencial nesse processo de enfrentamento.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Medo ou fobia?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Medo ou fobia?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Medo ou fobia?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This