Amaxofobia: medo de dirigir

Atualizado em 27/06/2017
Por Redatora Casule

Amaxofobia: medo de dirigir

Atualizado em 27/06/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Amaxofobia: medo de dirigir

Para muitas pessoas tirar a carteira de habilitação é um sonho, outras encaram com normalidade e até mesmo como uma necessidade. O fato é que grande parte dos indivíduos ao conseguir tirar a habilitação, dirige de maneira rotineira e nem pensam sobre isso, porém para outra parte o assunto dirigir é sinônimo de angústia e medo.

Sentir medo é uma reação natural do nosso cérebro e importante, pois nos alerta diante de situações de risco. A maioria dos recém-habilitados possui algum receio ao dirigir, mas o problema é quando esse receio torna-se um medo excessivo e a pessoa não consegue nem tirar o carro da garagem.  A esse medo exagerado de dirigir damos o nome de Amaxofobia.

Existem vários graus de amaxofobia, que pode ser apenas o medo de dirigir em determinadas rotas, o medo de dirigir em qualquer circunstância, até casos mais extremos que é o medo de ser passageiro em um carro.

Apesar de não ser um nome comum, a amaxofobia é um transtorno psicológico que causa medo de dirigir e o percentual atinge aproximadamente 6% da população, então é bem provável que você conheça alguém que sofre com esse problema.

terapia-online-casule-banner

Os indivíduos com amaxofobia apresentam pensamentos catastróficos, têm uma preocupação excessiva com a possibilidade de perder o controle sobre o carro, de causar algum acidente, atropelar alguém, deixar o carro morrer ou cometer qualquer erro de maior ou menor gravidade. Toda essa preocupação gera uma enorme ansiedade que faz o paciente apresentar alguns sintomas bastante desagradáveis ao pegar no volante ou mesmo só de se imaginar fazendo isso.

Esses sintomas podem ser:

  • Físicos: boca seca, sudorese, agitação, formigamento, dores no peito, náuseas, tremores, aceleração do ritmo cardíaco, entre outros.
  • Emocionais: recusa de dirigir, pânico, evitar situações que envolvam carros.

O medo de dirigir pode surgir de diferentes formas:

  • Ter se envolvido ou testemunhado algum acidente de trânsito;
  • Falta de experiência;
  • Ter vivido ou testemunhado alguma briga de trânsito;
  • Ter experimentado alguma situação difícil ou perigosa, como muita chuva ou qualquer outra situação adversa;
  • Medo de ser observado, julgado, punido.

A amaxofobia é um transtorno que possui tratamento. A pessoa que sofre com esse problema deve procurar ajuda especializada de um psicólogo, que fará uma avaliação e determinará o melhor tipo de intervenção. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem apresentado resultados eficazes, ela trabalha com a reestruturação cognitiva, ajuda o paciente a pensar e agir de maneiras mais funcionais, ensina técnicas de relaxamento e cria estratégias e habilidades de enfrentamento.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Amaxofobia: medo de dirigir

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Amaxofobia: medo de dirigir, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Amaxofobia: medo de dirigir.

0 comentários

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Tem dias que você acorda e não se sente satisfeito com o que é? Não consegue sentir orgulho do que faz e das suas conquistas? Tem dificuldade de enxergar seus pontos fortes e suas qualidades? Pois é, você pode estar com baixa autoestima e isso é muito comum de acontecer. Buscar meios para melhorar a autoestima é um grande passo. Seja através da leitura de um livro sobre o assunto, pesquisas, assistindo vídeos ou mesmo através da ajuda profissional.

6 dicas para lidar com a traição

A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas, com certeza, nunca mais será a mesma.
Leia mais

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This