Medos e fobias,como começam e como tratá-los.

Atualizado em 01/07/2016
Por Redatora Casule

Medos e fobias,como começam e como tratá-los.

Atualizado em 01/07/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Medos e fobias,como começam e como tratá-los.

O que caracteriza uma fobia?

A fobia é um medo desproporcional ao possível dano que poderia ser causado por uma situação, animal ou elemento.

A fobia é um transtorno de ansiedade e normalmente tem o objeto de medo como um depositário emocional deslocado de sua fonte original. Por exemplo, uma pessoa que tenha passado por situações de forte angustia, esta angustia pode ter deixado marcas que de alguma forma não conseguem ser exteriorizadas nem elaboradas por esta pessoa, então a fobia surge como um caminho, desviado, de exteriorização desta angustia. A fobia então permite que esta pessoa tenha contato com sua dor, mas como foi deslocada de seu motivo original, impede que haja elaboração e superação da angustia original, tendo assim a manter-se por longos períodos.

Outra forma de iniciar uma fobia pode ter sido uma informação errônea sobre o objeto causador de da fobia, como por exemplo um erro de interpretação de forma a considerar como muito perigoso algo que na realidade seria inócuo.

Como uma pessoa com fobia é diagnosticada?

O diagnóstico é concluído quando o psicólogo observa prejuízos em uma ou mais áreas da vida desta pessoa devido aos comportamentos de fuga e evitação ou sofrimento provocados pela fobia. Ou seja quando esta pessoa, portadora de fobia, estiver com sua vida limitada como por exemplo, deixa de sair de casa, sofre intensamente quando em contato com seu objeto fóbico, etc.

terapia-online-casule-banner

Como funciona o tratamento para fobia?

 A psicoterapia comportamental irá ajudar a pessoa a enfrentar o objeto de medo de forma a perceber que na realidade não há danos causados por ele. Isso normalmente é realizado de forma gradual e pode ser realizado tanto em consultório como em áreas externas. O psicólogo pode iniciar o tratamento em consultório e orientar seu paciente quanto aos procedimentos em áreas externas quando houver possibilidade de contato com o objeto que causa fobia.

O enfrentamento pode ser iniciado a nível da imaginação e pensamentos e concluído com o contato real.

A segunda parte do tratamento para fobia é a identificação do processo original de formação desta fobia, assim o psicólogo trabalhará de forma que o evento traumático original, do qual a a dor foi deslocada para o objeto fóbico,  possa ser  elaborado e superado.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/fobia.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Medos e fobias,como começam e como tratá-los.

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Medos e fobias,como começam e como tratá-los., você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Medos e fobias,como começam e como tratá-los..

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This