Fibromialgia---Blog-Casule-Mariana-psicóloga

Fibromialgia

Atualizado em 17/04/2019
Por Mariana Fonseca

Fibromialgia

Atualizado em 17/04/2019
Por Mariana Fonseca
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo, a chamada dor difusa, geralmente acompanhada de outros sintomas como distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.

Muito comum entre mulheres, a fibromialgia não possui uma causa orgânica especificada e, por isso, muitas pessoas não acreditam que a dor seja real. As hipóteses da origem da síndrome vão desde disfunção do sistema fisiológico do estresse e distúrbios na modulação da dor no sistema nervoso central, até diferenças de perfis psicológicos, sensibilidade a mudanças, dificuldade de adaptação em novas circunstâncias e estresse devido ao trabalho. 

O acompanhamento multiprofissional é fundamental para um bom prognóstico e alívio dos sintomas, envolvendo fisioterapia, atividades físicas, intervenção médica, psicológica e com uso de medicamentos apenas para o controle dos sintomas e das comorbidades. Do ponto de vista psicológico, existem evidências de que a psicoterapia auxilia o paciente a entender e interpretar melhor suas atitudes frente à dor e aos demais sintomas da fibromialgia, para enfrenta-los de maneira mais funcional e eficaz, visto que as pessoas com fibromialgia tendem a compartilhar os mesmos traços de personalidade e estratégias disfuncionais de enfrentamento dos problemas.

terapia-online-casule-banner

Mesmo considerando que a doença seja apenas de cunho biológico e não de origem psicológica, ainda assim o acompanhamento psicológico se faz necessário, pois a própria doença produz uma queda na qualidade de vida dos pacientes, o que pode causar o agravamento da síndrome.

A terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento da fibromialgia, com estudos que demonstram melhoria funcional dessas pessoas, bem como da qualidade de vida das mesmas, através de técnicas como relaxamento muscular, técnicas de distração e estratégias cognitivas para reduzir o sentimento de angústia e fortalecer o enfrentamento ativo.

A busca pelo tratamento deve ser realizada logo no início do aparecimento dos sintomas. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Fibromialgia

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Fibromialgia, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Fibromialgia.

0 comentários

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This