dieta detox

Emagreça com a Dieta Detox

Atualizado em 02/07/2018
Por Redatora Casule

Emagreça com a Dieta Detox

Atualizado em 02/07/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Emagreça com a Dieta Detox

Você já deve ter ouvido falar muito da dieta detox certo? Em revistas, em blogs, na TV, ou comentado por artistas. Mas o que seria essa dieta? Qual é o seu objetivo? Será que ela realmente funciona?

Bom, já vou te avisando que a dieta detox propagada pelas redes sociais não funcionam! A dieta detox não se restringe apenas à sucos verdes, chás e dietas líquidas. Existe todo um protocolo a ser seguido por um nutricionista, e quando feito de maneira adequada tem resultados incríveis!

 

O que é dieta detox?

O termo “detox” vem do inglês detoxification, que em português, quer dizer destoxificação.

A Destoxificação é qualquer processo biológico que busque a redução dos impactos negativos de xenobióticos e disruptores endócrinos no metabolismo corporal (explicarei mais a frente esses termos).

É importante enfatizar que, o destoxifica é o próprio organismo, ou seja, a destoxificação ocorre em todas as células do corpo, mas principalmente nas do fígado e do intestino, e não são os alimentos que tem esse poder, como muitas pessoas pensam. Os alimentos agem otimizando e proporcionando esse processo de destoxificação das células através de seus nutrientes.

Xenobióticos e Disruptores Endócrinos:

Xenobióticos: Qualquer substância química ou molécula estranha ao organismo, originada de forma interna ou externamente ao corpo.

terapia-online-casule-banner

Disruptores Endócrinos: São toxinas que interferem direta ou indiretamente na ação de hormônios naturais.

Essas toxinas podem ter fontes internas como, erros inatos do metabolismo, desequilíbrio metabólico e aumento de permeabilidade intestinal, ou externas como, estresse, poluição ambiental, metais tóxicos, medicamentos, drogas, tabaco, álcool, aditivo alimentares (corantes, aromatizantes, estabilizantes), pesticidas, herbicidas, fungicidas, agrotóxicos, migrantes de embalagem (bisfenol A e pcBs), produtos químicos usados em casa e toxinas alimentares (açúcar, gorduras trans, alérgenos alimentares individuais, entre outros).

Objetivo da dieta detox

Ao contrário do que muitas pessoas pensam e do que a mídia vende, o objetivo da detox não é emagrecer, e sim destoxificar! Ou seja, o seu objetivo principal é reduzir os impactos negativos dessas toxinas no organismo através do aumento da polaridade, ou seja, aumento da solubilidade delas, facilitando a sua eliminação pelo organismo.

A partir da destoxificação é possível sim emagrecer, através da otimização do metabolismo, da melhora da função hormonal, imunológica e cognitiva.

Relação da dieta detox com o emagrecimento

Se você é uma pessoa que está tendo dificuldades para emagrecer, tem grandes chances do seu corpo está intoxicado e inflamado por toxinas internas e/ou externas, como citado anteriormente. E fazer dietas calóricas restritivas não vão adiantar no seu processo de emagrecimento, pois enquanto ele estiver inflamado e cheio de toxinas, seu corpo não irá absorver os nutrientes necessários para produzir hormônios e otimizar o metabolismo. Então é preciso inicialmente destoxificar e desinflamar o corpo, para depois permitir que o seu organismo receba de forma eficaz a dieta para o emagrecimento.

É possível que, enquanto você estiver fazendo a dieta detox você consiga emagrecer também, contudo, isso dependerá do seu organismo e da sua resposta metabólica, mas como eu disse anteriormente, esse não é o objetivo da detox, é preciso paciência que, seguindo todo o protocolo de forma adequada prescrita pelo nutricionista, o seu emagrecimento acontecerá.

Todos podem fazer a dieta detox?

Nem todos podem fazer essa dieta pois, pode vir a apresentar sobrecarga de uma função já comprometida, interação com medicamentos, reações indesejáveis, fissura alimentar devido à restrição, ou até mesmo a destoxificação pode não ocorrer como planejado. É preciso avaliar inclusive o momento certo para iniciar uma dieta detox, a fase da vida em que o indivíduo está, e o perfil da pessoa que deseja fazer a dieta. Algumas patologias e condições clínicas também não são indicadas para essa dieta, como gestantes, lactantes, paciente renal, imunodeprimidos, cirrose, indivíduos que fazem quimioterapia e radioterapia, e com uso de alguns medicamentos específicos.

O ponto chave da dieta detox é que, mais importante do que retirar as toxinas, é o que será inserido de nutrientes e suplementos para otimizar a detoxificação, respeitando as três fases do protocolo de detox. E como isso é individualizado, é necessário que você procure um nutricionista para destoxificar de forma eficiente e alcançar o emagrecimento desejado.

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Emagreça com a Dieta Detox

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Emagreça com a Dieta Detox, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Emagreça com a Dieta Detox.

0 comentários

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Tem dias que você acorda e não se sente satisfeito com o que é? Não consegue sentir orgulho do que faz e das suas conquistas? Tem dificuldade de enxergar seus pontos fortes e suas qualidades? Pois é, você pode estar com baixa autoestima e isso é muito comum de acontecer. Buscar meios para melhorar a autoestima é um grande passo. Seja através da leitura de um livro sobre o assunto, pesquisas, assistindo vídeos ou mesmo através da ajuda profissional.
5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

6 dicas para lidar com a traição

A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas, com certeza, nunca mais será a mesma.
Leia mais

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This