custos-irrecuperaveis-blog-casule

Custos irrecuperáveis

Atualizado em 22/07/2019
Por Redatora Casule

Custos irrecuperáveis

Atualizado em 22/07/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Custos irrecuperáveis

Vamos começar falando sobre investimentos! Imagine que fizemos um investimento inicial, seja em um carro, ou em uma empresa ou mesmo em ações da bolsa de valores, que, após um tempo, passa a nos dar prejuízos. Incomodados e com medo de perder o investimento inicial, dobramos a aposta e investimos mais um pouco, contudo continuamos tendo prejuízos. Para evitar perder, agora um investimento ainda maior, continuamos investindo e não desistimos, enquanto o prejuízo só aumenta.  Já pensou que isso pode acontecer em nossa vida pessoal, em relação a um relacionamento abusivo, um trabalho adoecedor ou mesmo amizades tóxicas? 

O processo descrito foi estudado e entendido pela psicologia, e podemos entendê-lo sob diferentes óticas. Vamos falar sobre uma perspectiva, que chamaremos de custos irrecuperáveis. Tal fenômeno ocorre sempre que a pessoa entra em um ciclo de evitação, isso é, evitando vivenciar a perda de um investimento, ou um “fracassso”, ela dobra seu investimento pessoal, porém, esse não é recuperado em forma de benefícios. 

terapia-online-casule-banner

Para exemplificar, vamos pensar em um trabalho desgastante, que oferece pouco reconhecimento e leva a pessoa à exaustão. Ela pode ter passado anos se dedicando para aquele cargo, ter feito cursos e se especializado, dessa forma, ainda que perceba os incômodos do ambiente, não aceita trocar ou abandonar um cargo após tantos investimentos. Assim, ela investe ainda mais, aumentando suas horas extras, intensificando o foco no trabalho e insistindo nas relações envolvidas. Isso pode até dar certo, mas os prejuízos também podem aumentar, e aí se torna importante reconhecer a hora de abandonar o barco. 

Os custos irrecuperáveis são padrões evitativos, trabalhados em terapia quando envolvem ambientes e contextos patológicos para a pessoa, que se vê amarrada neles. Muitas vezes a dedicação e persistência levam ao sucesso, tanto no relacionamento, nas relações de amizade ou carreira profissional, no entanto, em situações de risco para saúde física e mental, isso pode se tornar altamente prejudicial. Sabe qual é o segredo? Entender e respeitar os próprios limites! Ter percepção do custo e benefícios dos investimentos pessoais e financeiros, bem como avaliar cuidadosamente o impacto gerado pelo processo. A partir daí, desenvolver aceitação da perda ou prejuízo, construindo, posteriormente, novas estratégias e novos investimentos. 

A terapia é uma excelente aliada no entendimento de nossos investimentos pessoais, nossos limites, nossos alcances e prejuízos. Sair do automático e perceber todo mecanismo envolvido nesses contextos é o primeiro passo.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Custos irrecuperáveis

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Custos irrecuperáveis, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Custos irrecuperáveis.

0 comentários

Dicas-para-lidar-com-a-Insônia
Dicas para lidar com a insônia

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais

Como os super-heróis podem ajudar no desenvolvimento infantil?

Com base nas histórias de super-heróis é possível trabalhar diversos temas e habilidades com as crianças. A maioria das histórias tratam de assuntos como humanidade, emoções, justiça, amizade, confiança, altruísmo, humildade, empatia, virtudes, esperança, responsabilidade, fazer o bem...
Leia mais

Como funciona o atendimento nutricional?

Entender sobre o atendimento nutricional pode encorajar aqueles que buscam alcançar bons resultados. No vídeo, falo os 5 aspectos avaliados no atendimento e dicas para encontrar profissionais que possam atender suas necessidades.
Leia mais
Como-funciona-o-atendimento-nutricional-BLOG

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Leia mais
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Como escolher minha futura profissão?

Este momento de decidir em qual curso ingressar optando por uma faculdade, representa uma tomada de decisão importante e significativa na vida de todos nós. Muitas vezes se torna um grande desafio, pois junto com as pressões de notas e prazos para os exames seletivos, surgem também sentimentos de insegurança e incerteza. E o que fazer para tomar uma decisão com coerência e tranquilidade?
Leia mais
Como-escolher-minha-futura-profissão-BLOG

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
Leia mais
Como organizar as finanças do casal
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This