custos-irrecuperaveis-blog-casule

Custos irrecuperáveis

Atualizado em 22/07/2019
Por Redatora Casule

Custos irrecuperáveis

Atualizado em 22/07/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Custos irrecuperáveis

Vamos começar falando sobre investimentos! Imagine que fizemos um investimento inicial, seja em um carro, ou em uma empresa ou mesmo em ações da bolsa de valores, que, após um tempo, passa a nos dar prejuízos. Incomodados e com medo de perder o investimento inicial, dobramos a aposta e investimos mais um pouco, contudo continuamos tendo prejuízos. Para evitar perder, agora um investimento ainda maior, continuamos investindo e não desistimos, enquanto o prejuízo só aumenta.  Já pensou que isso pode acontecer em nossa vida pessoal, em relação a um relacionamento abusivo, um trabalho adoecedor ou mesmo amizades tóxicas? 

O processo descrito foi estudado e entendido pela psicologia, e podemos entendê-lo sob diferentes óticas. Vamos falar sobre uma perspectiva, que chamaremos de custos irrecuperáveis. Tal fenômeno ocorre sempre que a pessoa entra em um ciclo de evitação, isso é, evitando vivenciar a perda de um investimento, ou um “fracassso”, ela dobra seu investimento pessoal, porém, esse não é recuperado em forma de benefícios. 

terapia-online-casule-banner

Para exemplificar, vamos pensar em um trabalho desgastante, que oferece pouco reconhecimento e leva a pessoa à exaustão. Ela pode ter passado anos se dedicando para aquele cargo, ter feito cursos e se especializado, dessa forma, ainda que perceba os incômodos do ambiente, não aceita trocar ou abandonar um cargo após tantos investimentos. Assim, ela investe ainda mais, aumentando suas horas extras, intensificando o foco no trabalho e insistindo nas relações envolvidas. Isso pode até dar certo, mas os prejuízos também podem aumentar, e aí se torna importante reconhecer a hora de abandonar o barco. 

Os custos irrecuperáveis são padrões evitativos, trabalhados em terapia quando envolvem ambientes e contextos patológicos para a pessoa, que se vê amarrada neles. Muitas vezes a dedicação e persistência levam ao sucesso, tanto no relacionamento, nas relações de amizade ou carreira profissional, no entanto, em situações de risco para saúde física e mental, isso pode se tornar altamente prejudicial. Sabe qual é o segredo? Entender e respeitar os próprios limites! Ter percepção do custo e benefícios dos investimentos pessoais e financeiros, bem como avaliar cuidadosamente o impacto gerado pelo processo. A partir daí, desenvolver aceitação da perda ou prejuízo, construindo, posteriormente, novas estratégias e novos investimentos. 

A terapia é uma excelente aliada no entendimento de nossos investimentos pessoais, nossos limites, nossos alcances e prejuízos. Sair do automático e perceber todo mecanismo envolvido nesses contextos é o primeiro passo.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Custos irrecuperáveis

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Custos irrecuperáveis, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Custos irrecuperáveis.

0 comentários

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This