Depressão clínica - Casule Saúde e Bem-estar

Você sabe de fato o que é depressão? 

Atualizado em 11/04/2022
Por Nayara Benevenuto

Você sabe de fato o que é depressão? 

Atualizado em 11/04/2022
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe de fato o que é depressão? 

Algumas pessoas talvez ainda não saibam exatamente o que é depressão.

Por conta disso acabam confundindo – ou simplesmente acreditando – que a doença se iguala a outros aspectos da mente humana como tristeza, desânimo e mau humor.

Mas a realidade é que a depressão pode acometer até mesmo as crianças. Além disso, tem pontos essenciais que a distinguem e a tornam um assunto importante de ser abordado, ainda mais pelo fato de carregar o título de mal do século XXI.

O que é depressão?

A depressão é um transtorno mental caracterizado pela presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de outras alterações que afetam significativamente a vida das pessoas. Essas lterações no humor, cognitivas e somáticas interferem na capacidade do seu funcionamento.

Por se tratar de um transtorno mental, a depressão não tem uma causa específica, mas sim o resultado de diversos fatores como: genéticos, psicológicos, bioquímico, duração, intensidade, sintomas e sofrimento significativo, por exemplo.

terapia-online-casule-banner

Quais são os sintomas?

Os principais deles se encontram resumidos logo abaixo:

  • Irritabilidade excessiva;
  • Angústia;
  • Ansiedade;
  • Apatia;
  • Insônia ou aumento do sono;
  • Diminuição ou perda da libido;
  • Perda ou aumento do apetite, 
  • Perda do prazer em atividades que eram prazerosas;
  • Sentimentos de desamparo;
  • Culpa;
  • Desesperança;
  • Desespero;
  • Ideação suicida;
  • Impotência; 
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de corpo cansado e fadiga.

Muitos não é mesmo? Eles podem variar de acordo com cada pessoa e cada contexto social em que esta pessoa está vivendo.

É comum que em algum momento da vida as pessoas sintam-se tristes, desmotivadas, melancólicas, irritadas. E, esses sintomas geralmente são temporários, surgem diante de certas circunstâncias e desaparecem em alguns dias. Diferente da depressão, que possui um número mínimo de sintomas, gravidade e duração.

Mesmo em casos mais graves, a depressão tem tratamento. Ela pode ser identificada por um psicólogo, o qual irá realizar uma avaliação ou por um médico psiquiatra. Após a avaliação, o profissional irá traçar um plano de tratamento para identificar quais as formas de tratamento serão mais efetivas e eficazes para cada pessoa.

Por isso, esteja atento aos sintomas e se necessário busque ajuda profissional. Assim como diversas doenças, alguns comportamentos podem auxiliar na prevenção da depressão, como praticar exercício físico, manter uma boa alimentação, ter boas noites de sono e uma boa rede de apoio. Isso inclui ter boas companhias, investir em atividades prazerosas e autoconhecimento.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Você sabe de fato o que é depressão? 

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe de fato o que é depressão? , você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe de fato o que é depressão? .

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This