Depressão clínica - Casule Saúde e Bem-estar

Você sabe de fato o que é depressão? 

Atualizado em 11/04/2022
Por Nayara Benevenuto

Você sabe de fato o que é depressão? 

Atualizado em 11/04/2022
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe de fato o que é depressão? 

Algumas pessoas talvez ainda não saibam exatamente o que é depressão.

Por conta disso acabam confundindo – ou simplesmente acreditando – que a doença se iguala a outros aspectos da mente humana como tristeza, desânimo e mau humor.

Mas a realidade é que a depressão pode acometer até mesmo as crianças. Além disso, tem pontos essenciais que a distinguem e a tornam um assunto importante de ser abordado, ainda mais pelo fato de carregar o título de mal do século XXI.

O que é depressão?

A depressão é um transtorno mental caracterizado pela presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de outras alterações que afetam significativamente a vida das pessoas. Essas lterações no humor, cognitivas e somáticas interferem na capacidade do seu funcionamento.

Por se tratar de um transtorno mental, a depressão não tem uma causa específica, mas sim o resultado de diversos fatores como: genéticos, psicológicos, bioquímico, duração, intensidade, sintomas e sofrimento significativo, por exemplo.

terapia-online-casule-banner

Quais são os sintomas?

Os principais deles se encontram resumidos logo abaixo:

  • Irritabilidade excessiva;
  • Angústia;
  • Ansiedade;
  • Apatia;
  • Insônia ou aumento do sono;
  • Diminuição ou perda da libido;
  • Perda ou aumento do apetite, 
  • Perda do prazer em atividades que eram prazerosas;
  • Sentimentos de desamparo;
  • Culpa;
  • Desesperança;
  • Desespero;
  • Ideação suicida;
  • Impotência; 
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de corpo cansado e fadiga.

Muitos não é mesmo? Eles podem variar de acordo com cada pessoa e cada contexto social em que esta pessoa está vivendo.

É comum que em algum momento da vida as pessoas sintam-se tristes, desmotivadas, melancólicas, irritadas. E, esses sintomas geralmente são temporários, surgem diante de certas circunstâncias e desaparecem em alguns dias. Diferente da depressão, que possui um número mínimo de sintomas, gravidade e duração.

Mesmo em casos mais graves, a depressão tem tratamento. Ela pode ser identificada por um psicólogo, o qual irá realizar uma avaliação ou por um médico psiquiatra. Após a avaliação, o profissional irá traçar um plano de tratamento para identificar quais as formas de tratamento serão mais efetivas e eficazes para cada pessoa.

Por isso, esteja atento aos sintomas e se necessário busque ajuda profissional. Assim como diversas doenças, alguns comportamentos podem auxiliar na prevenção da depressão, como praticar exercício físico, manter uma boa alimentação, ter boas noites de sono e uma boa rede de apoio. Isso inclui ter boas companhias, investir em atividades prazerosas e autoconhecimento.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Você sabe de fato o que é depressão? 

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe de fato o que é depressão? , você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe de fato o que é depressão? .

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais

Principais pilares para um relacionamento saudável

Hoje em dia, muito se fala sobre relacionamentos abusivos. Mas você consegue identificar as características de um relacionamento saudável? No vídeo de hoje vamos aprender os principais pilares de um relacionamento saudável para que você possa aplicar no seu dia a dia.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This