Consequências-da-respiração-oral-casule-flavia-henriques

Consequências da respiração oral

Atualizado em 06/02/2018
Por Redatora Casule

Consequências da respiração oral

Atualizado em 06/02/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Consequências da respiração oral

Você sabia que a respiração realizada pela boca pode trazer muitas consequências negativas para a vida do indivíduo?

A entrada de ar por via nasal acontece desde o nascimento e é a porta de entrada natural do ar em nossas vias respiratórias. A respiração nasal garante o preparo para que o ar do meio externo chegue aquecido, filtrado e umidificado no interior do nosso corpo, protegendo as vias aéreas.

Além disso, esse tipo de respiração favorece o posicionamento correto dos órgãos fonoarticulatórios, proporcionando o desenvolvimento normal das funções de fonação, mastigação e deglutição, além do desenvolvimento e do crescimento adequado do complexo craniofacial e equilíbrio postural. Para que a respiração nasal ocorra é necessário que haja o selamento da boca. Caso esse selamento não ocorra, acontece a respiração oral (bucal).

 

terapia-online-casule-banner

Algumas das causas mais comuns que podem desencadear a respiração oral são:

  • Desvio de septo
  • Rinite
  • Sinusite
  • Hipertrofia de algumas estruturas nasais ou faciais
  • Flacidez dos músculos da face
  • Tipologia facial
  • Tipo de oclusão dentária
Consequências da respiração oral - fonoaudiologia - casule

Consequências da respiração

Alguns dos sinais mais comuns do respirador oral incluem olheiras, lábios, língua e/ou bochechas com pouca força, narinas estreitas, lábios secos, lábio superior curto, mastigação de boca aberta, assimetria da face e alterações posturais.

 

Consequências

A respiração oral pode ter como consequências falta de ar, cansaço rápido nas atividades físicas, diminuição do olfato e do paladar, dores musculares nas costas e pescoço, alterações na fala, apneia do sono, ronco, bruxismo e dor de cabeça, além de alterações comportamentais como irritabilidade, dificuldade de concentração, sono agitado e diminuição do rendimento.

O tratamento do respirador oral deverá ocorrer em conjunto com diversos profissionais, como médicos, ortodontistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. A atuação fonoaudiológica pode contribuir para a qualidade de vida desse paciente.

Ela ocorre através da terapia miofuncional, que tem como objetivo oferecer ao paciente condições de reestabelecer a respiração nasal, sendo a conscientização e a propriocepção os guias da terapia. Além disso, trabalham-se com exercícios para os músculos (força e mobilidade) e para as funções orofaciais.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Consequências da respiração oral

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Consequências da respiração oral, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Consequências da respiração oral.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This