Nos tempos atuais, podemos dizer que é muito comum as pessoas se sentirem esgotadas, ansiosas, frustradas, com medo, raiva e procurando um equilíbrio emocional.
Viver solicita de canais para aprender, ensinar, produzir, interagir com o outro e com o ambiente. E como essas demandas só crescem, temos que nos desdobrar na tentativa de responder a todas elas com nossa atenção migrando de foco o tempo inteiro, seja por dinheiro curto, problemas no trânsito, no trabalho e com a família.
Esses sentimentos acumulados e não trabalhados intoxicam favorecendo um ambiente prejudicial para nossa saúde mental, e além disso produzem sensações que por vezes não são compreendidas, mas que sugam a energia para nossa rotina.
E como fazer um detox emocional? Assim como precisamos cortar os alimentos inadequados para limpar o organismo, devemos afastar as emoções negativas criando novos hábitos sentimentais.
É muito importante exercer uma espécie de renovação mental para não sobrecarregar nosso emocional com sentimentos que podem criar um ciclo vicioso de mal-estar ao longo dos anos.
O detox emocional é isso, uma maneira de fazer uma revisão interna para conseguir entender nossas frustrações e assim, ter uma vida mais feliz e produtiva.
Detox emocional
- Busque valorizar o presente;
- Encontrar amigos e familiares alimenta a importância de viver em comunidade;
- Invista em você;
- Reserve um tempo para fazer o que gosta pelo menos 1 vez por semana.
- Controle seu estresse;
- Procure não acumular rancores e mágoas;
- Trace objetivos para melhorar sua vida;
- Busque avaliar as áreas de sua vida listando pontos fortes e pontos a melhorar;
- Cuide da sua saúde mental;
- Reduza a vida digital;
- Estabeleça um plano para evolução pessoal;
- Engaje-se em uma causa social;
- Deixe de pensar que não é boa/bom o suficiente para seu companheiro (a);
- Manter uma alimentação saudável vai te fazer se sentir mais satisfeito consigo mesmo;
- Exercícios físicos elevam a autoestima e reduzem sintomas depressivos;
- Respire. A respiração pode ser usada contra a ansiedade ou raiva;
- Desligue o piloto automático que a faz repetir: Não posso, Não consigo;
- Diminua a agitação;
- Estude mais;
- Faxine nas próprias cobranças.
Mesmo com a correria do dia a dia, é preciso parar alguns instantes e olhar para dentro de si, entender o que se passou para exercitar a auto percepção.
Visto isso, é possível superar os contratempos da vida sem se amargurar – e por isso a auto percepção é tão importante, pois só o próprio indivíduo consegue determinar o tamanho que aquele impacto teve em sua vida.
Por isso, se necessário, procure ajuda. A ideia não é se colocar no papel de vítima, mas sim reconhecer a existência de sentimentos intoxicados para conseguir curá-los, seja sozinho ou com a ajuda de alguém.